Projetos da Comarca de Toledo conquistam Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ

A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Toledo teve reconhecimento nacional devido as ações realizadas. Quatro projetos desenvolvidos pela Vara foram finalistas do Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – um deles em primeiro lugar.  O juiz, Rodrigo Rodrigues Dias, esteve em Brasília, no plenário CNJ, e recebeu a premiação.

Os projetos foram inscritos na categoria Juiz da Área Protetiva e receberem quatro premiações. O projeto ‘Escola Amiga da Adoção’ recebeu o primeiro lugar; ‘Um Outro Destino – A entrega consciente para a adoção’ ficou com a segunda colocação; ‘Conversando sobre nossos filhos’ ocupou o quarto lugar e o Grupo de Apoio à Adoção de Toledo (Gaat) conquistou a quinta colocação.

“Essa premiação representa o reconhecimento nacional por órgãos de controle externo do Poder Judiciário formado por vários entes da sociedade”, declarou o juiz. “Esse reconhecimento coloca Toledo no mapa das melhores práticas nacionais que envolvem a infância e juventude”.

O Prêmio Prioridade Absoluta teve como objetivo selecionar, premiar e disseminar ações, projetos ou programas voltados à promoção, valorização e respeito dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens com a prioridade absoluta determinada na Constituição Federal e nas leis infraconstitucionais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância. As práticas premiadas ou que receberem menção honrosa constarão no banco de boas práticas a ser criado pelo CNJ e serão objeto de disseminação e fomento de conhecimento para que sejam replicadas.

RECONHECIMENTO QUE ENALTECE – Segundo Dias, a premiação e gera vários benéficos em relação a elaboração e execução dos projetos. Ele destaca, por exemplo, a aplicação de recursos que viabilizam ainda mais as ações. O juiz recordou que, após um pedido, o Tribunal passou a financiar os materiais de divulgação ligados ao projeto e isso gerou mais consistência e profissionalização.

TOLEDO SENDO APLUDIDO – Para o juiz, a premiação colocou a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Toledo em outro patamar dentro da comunidade jurídica e de Rede de Proteção Nacional. Ele pontuou que foi a primeira que a Vara recebeu esse tipo de prêmio.

“A categoria foi Juiz, mas quem recebe é toda a equipe do Núcleo de Apoio Especializado à Criança e ao Adolescente (NAE). Nós ficamos muito felizes, pois é um trabalho feito com dedicação, após o expedientes e sempre em benefício a infância e juventude. Mostra que estamos no caminho certo. É a sinalização de que é assim que se faz justiça não é apenas no gabinete, não é sem envolvimento social, não é apenas despachando processo”, salientou o juiz ao destacar que o mérito da premiação é de todos os envolvidos.

PROJETO ESCOLA AMIGA DA ADOÇÃO

O projeto ‘Escola Amiga da Adoção’ foi idealizado pelo juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Rodrigo Rodrigues Dias, e a equipe do NAE. Os objetivos gerais do projeto são: promover a conscientização da sociedade em relação ao tema da adoção; estimular o desenvolvimento de uma cultura de adoção sem mitos e preconceitos; e sensibilizar as equipes das escolas em relação à importância do tema, suas especificidades e possibilidades de atuação em relação ao assunto. A primeira fase do projeto consiste na realização de uma reunião com a equipe pedagógica da escola, para conscientização e sensibilização acerca do tema da adoção, com apresentação do projeto. Já a segunda fase consiste na realização de atividade expositiva e dialogada com grupos de professores da escola. Ao aderir ao projeto é assinado o termo de compromisso para atuação da escola na conscientização do tema da adoção com pais, alunos e comunidade, com o estabelecimento de atividades pedagógicas incluindo a temática e a comemoração do Dia Nacional da Adoção. O projeto está sendo executado junto a Rede Municipal de Ensino de Toledo.

‘UM OUTRO DESTINO’

Foto: Janaí Vieira/Arquivo JO

‘Um Outro Destino – A entrega consciente para a adoção’ é um projeto que tem como objetivo tentar coibir situações de aborto, de infanticídio, de abandono e dar a oportunidade para que essas crianças possam ter um lar acolhedor. O projeto se destina a divulgação da entrega legal e consciente em adoção através da capacitação de equipes das Unidades Básicas de Saúde, Conselho Tutelar, hospitais, Regionais de Saúde, na orientação e encaminhamento das gestantes que demonstrem o interesse para a vara da infância da Comarca de Toledo; além da divulgação nos canais de imprensa local. O projeto é realizado com o apoio NAE. A equipe acompanha a gestante que demostra interesse pela entrega. Esses acompanhamentos seguem até as audiências para que a mulher tenha essa decisão esclarecida. Depois do nascimento, a genitora recebe mais uma vez orientação da equipe do juizado que explicará os procedimentos. Só então a audiência é formalizada. Também é questionado sobre a paternidade, já que o pai tem direito de saber e pode se opor à entrega e assumir a guarda. De igual forma, é consultada acerca de parentes que poderiam assumir a guarda ou ser apoio a essa gestante para ficar com o bebê.

PROJETO CONVERSANDO SOBRE NOSSOS FILHOS

‘Conversando com nossos filhos’ é um grupo de apoio com formato de ‘roda de conversa’ destinado a famílias que já passaram pelo processo de adoção ou estão em estágio de convivência e que buscam soluções, passam por questionamentos ou simplesmente querem enriquecer os relacionamentos entre pais e filhos. O objetivo é criar um espaço de discussão e reflexão junto às famílias formadas pela adoção, em busca de soluções para uma melhor compreensão dos problemas relacionados à convivência e educação dos filhos, possibilitando um momento para troca de experiências e o compartilhar de necessidades e pensamentos dessas famílias. O Projeto iniciou em 2018 e os encontros, que são facilitados por técnicos do NAE, ocorrem uma vez ao mês nas dependências do fórum. O grupo é aberto a todas as famílias que passaram por processos de adoção na comarca de Toledo ou que os adotantes tenham se habilitado nesta comarca. 

GAAT

Foto: Divulgação

Em atuação na Comarca de Toledo, desde junho de 2008, o Grupo de Apoio à Adoção de Toledo (Gaat) realiza diversas ações. Uma delas é o encontro anual – que reuni novos candidatos e aquelas famílias que já finalizaram o processo para a troca de experiência -, outra ação é o projeto ‘Sete Passos para a Adoção’, além de atividades com novos pretendentes – realizadas pela equipe do Núcleo de Apoio Especializado à Criança e ao Adolescente (NAE) com intuito avaliativo e preparativo para que os futuros pais reflitam, questionem, elaborem medos, angústias e rompam com os mitos que envolvem a adoção.

A preparação dos candidatos à adoção acontece dentro dos ‘Sete Passos para a Adoção’. Da mesma maneira que uma gestação – condiz o tempo de preparação dos familiares – os pais que adotam também precisam viver esse período. O principal objetivo do Gaat é preparar candidatos para adoção com o intuito de garantir o sucesso do processo de forma que crianças e adolescentes possam ter assegurado o direito à convivência familiar e comunitária. Isso deve ocorrer dentro de uma família que esteja realmente preparada para garantir e efetivar tal direito. Além disso, o Gaat desempenha papel importante dentro de todo o processo de adoção, pois preparara os candidatos a pais, divulga a adoção legal, estimula a adoção tardia, inter-racial, de grupo de irmãos e de crianças com necessidades especiais. Também atua no pós-adoção, ao acompanhar as famílias durante o processo de adaptação e sempre prioriza as crianças e os adolescentes. Com esse trabalho é possível conscientizar em relação as paradigmas da adoção, a fim de salientar que a adoção é um direito da criança e do adolescente e não dos adultos.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Agência CNJ de Notícias

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.