Próxima edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 20 de abril de 2023

Anúncio foi feito no encerramento do 4º Fórum, em Caxias do Sul (RS). Evento na Serra Gaúcha teve 350 inscritos de cinco países e de 14 estados brasileiros. Ao longo dos três dias de programação e de reuniões, foram 16 horas de conteúdo, premiação dos Melhores do Biogás e visitas técnicas para ver na prática plantas de biogás no Rio Grande do Sul

5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano já tem data e local definidos: será realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 20 de abril do próximo ano. O anúncio foi feito no encerramento da 4ª edição do evento, em Caxias do Sul (RS), quando representantes das entidades realizadoras – Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS) –  fizeram um balanço do Fórum, que ocorreu no Campus-Sede da UCS, de 12 a 14 de abril.

A pesquisadora da UCS e coordenadora do Fórum, Suelen Paesi, lembrou desafios vencidos desde a primeira edição, em 2017, e do balanço positivo dos demais eventos em 2018, 2019 e 2021. Neste ano, o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano teve 350 participantes de cinco países e de 14 estados brasileiros. Foram centenas de contatos realizados ao longo da programação e de reuniões, 16 horas de conteúdo e muitos dados e conhecimento sobre a realidade do setor e, ainda, a entrega dos nove troféus aos Melhores do Biogás, premiação realizada pela primeira vez no Fórum. “Discutimos políticas públicas, energia elétrica com biogás, descarbonização, oportunidades de negócios, tivemos visitas ilustres como o ministro do Meio Ambiente”, recordou.

Na abertura do 4º Fórum, no dia 12 de abril, o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, falou sobre o Programa Nacional Metano Zero e a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano. Suelen citou, ainda, como destaque no evento, a apresentação de veículos movidos a biometano ao público.

“Estamos muito felizes com os resultados”, resumiu o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves. Ele ressaltou que além de oito plenárias realizadas, curso e oficina movimentaram o Fórum antes mesmo do seu começo. E que durante os dias do Fórum, ocorreu uma série de eventos paralelos: reuniões de produtores do biogás, de extensionistas rurais, de rede de laboratórios e de mulheres do biogás.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Felipe Souza Marques, mencionou a oportunidade de networking entre os participantes nos vários espaços do Fórum. No dia 13, durante o Painel 8, ele anunciou ao público os novos dados do Panorama do Biogás no Brasil 2021, um mapeamento do setor no país realizado pelo CIBiogás e entidades apoiadoras.

EXPANSÃO

O documento corresponde ao ano de 2021 e traz dados atualizados sobre as plantas de biogás e biometano e sua evolução no Brasil. Um dos dados mais representativos do documento refere-se à quantidade de biogás gerado. Só em 2021, 2,35 bilhões de Nm³ de biogás foram produzidos por 755 plantas em operação, gerando um aumento de 10% da produção em relação ao ano de 2020 (2,14 bi Nm³/ano).

O Painel 8, com a apresentação dos dados, pode ser conferido no canal do Fórum no Youtube. Os dados da Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil 2021 estão disponíveis em https://cibiogas.org/wp-content/uploads/2022/04/NT-PANORAMA-DO-BIOGAS-NO-BRASIL-2021.pdf.

Durante o Fórum foram entregues nove troféus aos premiados no Melhores do Biogás – Foto: Ariane Tomazzoni

NA PRÁTICA

No terceiro e último dia do evento (14/04), 120 participantes puderam ver de perto, na prática, o conteúdo dos debates dos dois dias anteriores. Foram realizadas visitas técnicas em plantas e unidades geradoras de biogás no Rio Grande do Sul: na Fazenda Trevisan, no município de Farroupilha, uma iniciativa de produção de biogás na pecuária de leite; na Ambev, em Viamão, que aproveita o biogás gerado a partir dos resíduos da produção de cerveja como fonte de energia do processo; na Usina de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão, referência na produção de biogás em aterro sanitário, e na Folhito, no município de Estrela, experiência de geração de energia em modelo conjugado de compostagem e biodigestão na fabricação de fertilizantes orgânicos.

NÚMEROS DA 4ª EDIÇÃO

– 350 participantes de 5 países: de 14 estados do Brasil, da Alemanha, Argentina, Bolívia e Uruguai

– 120 participantes em visitas técnicas

– 18 patrocinadores

– 27 organizações apoiadoras

– Pela primeira vez, o evento abriu espaço para que 05 startups apresentassem soluções inovadoras para o biogás

– 16 horas de conteúdo e dados sobre o setor do biogás

– Premiação com 9 troféus aos Melhores do Biogás

– O Espaço de Negócios reuniu 14 empresas do setor, que apresentaram equipamentos e serviços para a cadeira do biogás.

ACESSO AO CONTEÚDO ON-LINE

Três painéis e a premiação Melhores do Biogás foram apresentados de forma on-line e o conteúdo permanece disponível no canal do Fórum no Youtube: www.youtube.com/channel/UCWkJ-4WF56Gk-H0geEEeQ7Q

Painel 1 – Políticas públicas federais para o desenvolvimento do biogás no Brasil

Painel 5 – Eficiência e inovação em plantas de biogás: cases de sucesso do Projeto GEF Biogás Brasil

Painel 8 – Caminhos para avançar no setor de biogás

Premiação Melhores do Biogás

Mais informações sobre o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:

www.biogasebiometano.com.br
www.facebook.com/BiogaseBiometano
www.instagram.com/biogasebiometano
www.linkedin.com/company/biogasebiometano
www.youtube.com/channel/UCWkJ-4WF56Gk-H0geEEeQ7Q

Da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.