PSD apresenta pré-candidatos a prefeito em Toledo
Representantes de vários partidos de Toledo se reuniram na noite de segunda-feira para prestigiar o evento de apresentação does três pré-candidatos a prefeito pelo PSDB em Toledo.
Representantes de vários partidos de Toledo se reuniram na noite de segunda-feira para prestigiar o evento de apresentação does três pré-candidatos a prefeito pelo PSD em Toledo. Adelar ‘Pelanka’ Holsbach, Neuroci Frizzo e Mario Costenaro se colocaram à disposição para uma eventual indicação na eleição municipal de 2024. De acordo com os três, a ideia é fazer uma grande coalisão de centro-direita. Além da apresentação dos pré-candidatos, a direção do PSD fez uma breve explanação sobre os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado em Toledo, com apoio do deputado estadual Hussein Bakri.
O presidente do PSD em Toledo, Coniberto José Niedermeyer, ressaltou ser preciso haver uma “união de forças para poder eleger alguém” e que para isso será preciso ter inteligência nas decisões políticas. “Estamos apresentando uma novidade em Toledo”, disse ele, afirmando ter “muita confiança em poder lançar um candidato a prefeito para 2024”.
EXPERIÊNCIA – Um dos fatores mais destacados por quem esteve no evento é a experiência dos três pré-candidatos. Pelanka, por exemplo, foi vereador e vice-prefeito, além de ser empresário de sucesso em Toledo. Frizzo comandava, até pouco tempo, três secretarias na atual gestão da Prefeitura de Toledo, além de ter participado de várias campanhas. Costenaro foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), da Caciopar e do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e seria sua primeira experiência política.
HONRA – Para Adelar Pelanka foi uma honra ser indicado, mesmo após tanto tempo afastado da política. Sobre esse hiato, ele ressaltou que precisou cuidar da família, mas que agora se sente preparado para “voltar a trabalhar pelo bem do nosso município” e que enxerga no grupo do PSD a agilidade necessária para administrar Toledo. “É preciso fazer pelas pessoas. Nós, precisamos nos doar um pouco pelo outro. Se for o candidato vou me doar”, disse Pelanka.
Ele ressaltou ser necessário “trabalhar unidos e estamos unindo forças”, afirmou ao comentar sobre a presença de tantos dirigentes partidários de outras siglas no encontro do PSD. Além disso, Pelanka lembrou se tratar de um pedido do governador Ratinho Junior para o PSD ter um candidato na majoritária e chapa para vereadores em Toledo. “Quem será vamos decidir lá na frente, mas procuro sempre fazer política com honra e carinho e estou preparado se for o escolhido”, finalizou.
GESTÃO PÚBLICA – Neuroci Frizo lembrou nunca ter sido candidato a nada e que pertencia a outro grupo político, onde sempre procurou respeitar as decisões, mas destacou que “é preciso fazer política com pessoas de bem e com interesse pelo bem comum. Tenho independência política. Se não concordo saio e vou pra casa e foi isso que fiz”.
Frizzo afirmou ainda jamais ter se esquecido “da cidade que aprendi a amar e quero contribuir com a sociedade. Sei fazer gestão pública. Tem de ter muito cuidado e muito amor porque não é fácil”, disse ele, afirmando ainda existirem “bons políticos em Toledo”, mas que é possível fazer algo diferente. “Ninguém faz gestão sozinho. Precisa de um time unido. Por isso quero ser prefeito e o grupo de centro direita precisa dar a resposta. Abrir os olhos da população de Toledo. Só nós juntos podemos”, afirmou Frizzo.
PROPÓSITO – Mario Costenaro disse que o encontro do PSD era um marco que tudo aquilo que ele buscava em sua vida. “A vida tem de ser vivida intensamente. Não vejo outro propósito a não ser viver se não o de construir uma história ainda melhor para uma Toledo que pode mais”. Costenaro afirmou ainda que Toledo é o “celeiro do mundo” e que era possível “buscar mais, querer mais”, tendo ao seu lado tantas pessoas presentes ao encontro com tamanha capacidade “para agir juntos fazer uma cidade melhor e sustentável. Vivemos uma cidade de dolo fértil, mas são as pessoas que produzem e precisamos valorizar as pessoas”, destacou Costenaro.
Ele defendeu um ambiente político mais dinâmico e uma visão ampliada da gestão pública. “Nosso propósito é um só. Dificuldade enfrentamos todos os dias, por isso precisamos oferecer às pessoas dignidade sem paternalismo”, explicou ao defender maior oportunidade de trabalho e melhor renda. “Olho e me encho de vontade (em ser candidato). Sim é possível se formos juntos”, completou Mario Costenaro ao defender o “respeito mútuo” para um projeto maior. “Acredito na capacidade deste grupo. Nós podemos mais. Estou aqui para construir um projeto juntos”, finalizou.
Márcio Pimentel
Da Redação
TOLEDO