Psicólogos de Foz buscam fortalecimento do ‘Janeiro Branco’ na cidade
Os psicólogos Luziânia Medeiros e Paulo Abrantes decidiram partilhar com a comunidade, técnicas que contribuem para a prevenção de doenças como ansiedade e depressão. As ações fazem parte da mobilização em torno do “Janeiro Branco”, campanha nacional de prevenção à saúde mental que completa 10 anos em 2024. Estão previstas palestras gratuitas em instituições públicas e privadas, ato aberto à comunidade, disponibilização de material de conscientização, além da proposição, junto à Câmara de Vereadores, de lei que institui o “Janeiro Branco” em Foz.
Vai virar lei!
Na última sexta-feira (19), os dois profissionais solicitaram ao presidente da Câmara de Vereadores de Foz, João Morales, que a campanha “Janeiro Branco” se torne lei municipal. A minuta foi redigida imediatamente. O vereador garantiu que a proposta de projeto de lei será protocolada logo após o recesso parlamentar e lida nas primeiras sessões de fevereiro para início de tramitação.
“Com a lei, as ações do ‘Janeiro Branco’ terão respaldo e entrarão para o calendário oficial do município”, afirmou João Morales. “Para nós é um dia memorável”, comemorou o psicólogo Paulo Abrantes, “estamos muito gratos e é importante salientar que essa é também uma conquista de todos os profissionais e instituições que atuam pela saúde mental nas esferas pública e privada.”
Durante as tratativas, surgiu a ideia de batizar a lei com o nome do psiquiatra José Elias Aiex Neto, que lutou incansavelmente em prol da saúde pública. O médico, autor de 6 livros – dentre eles, “Vida em Busca de Discernimento” – faleceu no último dia 12 de janeiro, aos 71 anos. Com quase 50 anos de formação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ele foi secretário municipal da Saúde e Antidrogas; presidente da Associação Médica do Paraná e da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPsiq); um dos fundadores do Centro de Direitos Humanos de Foz e cidadão honorário do município, ocasião em que declarou: “Escolhi como causa de vida os portadores de sofrimento psíquico”.
Informação previne
Além de procurar o representante do poder legislativo municipal, os psicólogos também farão palestras gratuitas em empresas e entidades sobre prevenção à saúde mental, com o tema do “Janeiro Branco” deste ano: “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”. Além disso, os voluntários querem estimular o acesso da sociedade a todo o material de conscientização disponibilizado pelo Instituto Janeiro Branco, divulgando o link de acesso.
Hoje (25), foi realizada uma roda de conversa com a equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS i, no Jardim Guarapuava. Na próxima terça-feira (30), haverá palestra com a equipe de trabalho do Hotel Viale Tower e, na quarta-feira (31), será a vez dos colaboradores da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu.
No próximo domingo, 28 de janeiro, será promovido um ato aberto, na Praça da Paz, durante a Feirinha da JK, das 9h30 às 11h. O intuito é informar quais atitudes podemos adotar no nosso dia a dia para ajudar na promoção de saúde mental. Para a psicóloga Luziânia Medeiros, é fundamental que as pessoas tenham hábitos saudáveis.
Alguns exemplos são: dormir bem para diminuir a ansiedade, ter momentos ao ar livre para gerar bem-estar, praticar exercício físico para manter-se ativo, ter amigos para fortalecer redes de apoio, praticar a gratidão e procurar comer comida “de verdade”, como frutas, verduras e legumes. “O estresse também é algo que precisamos aprender a manejar”, ela ressalta, “porque faz parte da vida de muitas pessoas, mas há formas de impor limites, uma delas é fazendo pausas e reflexões”.
Vacina contra ansiedade e depressão
Luziânia Medeiros é diretora e cofundadora do espaço Neosynapsis, criado há 7 anos, em Foz, para atender crianças, adolescentes e adultos interessados em promover saúde mental por meio do Programa Friends, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e considerado uma vacina contra ansiedade e depressão. A Neosynapsis já atendeu mais de 350 famílias de Foz e região, ensinando técnicas e ferramentas para desenvolver habilidades socioemocionais e lidar melhor com os altos e baixos da vida.
Os dados que apontam o Brasil como o país com o maior percentual de pessoas ansiosas (sendo 9,3% da população, segundo a OMS), foram os principais motivadores da iniciativa dos psicólogos. Índices de uma pesquisa interna nacional, divulgada no ano passado, são ainda mais alarmantes: pelo menos 2 de cada 10 brasileiros declararam que receberam diagnóstico médico de ansiedade. Além disso, 12,7% relataram já terem recebido diagnóstico médico para depressão (Covitel 2023 – Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia).
Janeiro Branco
“Janeiro Branco” é uma campanha nacional de conscientização para a importância da saúde mental, iniciada em Uberlândia (MG), pelo psicólogo Leonardo Abrahão e que, em 2024, completa 10 anos. Desde o ano passado, o Brasil tem uma Lei Federal (Lei nº 14.556) que institui o mês de janeiro como mês de campanhas nacionais de conscientização sobre a saúde mental, em que são abordados hábitos e ambientes saudáveis, bem como a prevenção de doenças psiquiátricas. Com a lei municipal prevista para ser aprovada em fevereiro, Foz do Iguaçu passará a integrar oficialmente essa rede em defesa da saúde mental de toda a população.