PUC Toledo promove seminário jurídico internacional Direito Sem Fronteiras
Entre os dias 2 e 6 de maio acontece a primeira edição do Direito Sem Fronteiras, maior seminário jurídico da América Latina na atualidade, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em parceria com a Universidad de Buenos Aires (UBA), Universidad de Belgrano (UB) e o Instituto Latino-americano de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O evento será realizado no auditório do campus de Toledo com a participação de 20 palestrantes e expositores especialistas em diversas áreas do Direito, do Brasil, Argentina, Inglaterra, Itália, Chile, Colômbia, Paraguai, Haiti e México. O evento tem como público-alvo acadêmicos e profissionais da área como advogados, delegados, promotores de Justiça, juízes, além da população em geral.
“O 1° Seminário Latino-Americano Direito Sem Fronteiras vai promover uma integração internacional com troca de experiências científicas e culturais entre profissionais e acadêmicos. Será um encontro riquíssimo em termos de conhecimento, além de um avanço nos debates de questões jurídicas que refletem direta ou indiretamente na evolução da sociedade. Além do mais, colocando a PUCPR no mapa Latino-Americano de internacionalização do ensino jurídico”, comenta o coordenador do curso de Direito da PUCPR em Toledo, Rodrigo Saldanha.
De acordo com a professora da instituição, Tatiana Orlandi, além das palestras, o evento, de caráter científico, terá publicação de livros, diversos workshops e apresentação de trabalhos. “É um evento híbrido que terá muita interação e troca de experiência. Ele foi pensado no propósito que a PUC tem de ampliar as discussões internacionais. O curso de Direito estava com o projeto de realizar evento diferenciado e mudar as formas de trabalhar com mais conteúdo científico para ter publicação dos acadêmicos”.
CONTEÚDO – O seminário jurídico Direito Sem Fronteiras vai trazer temas atuais como: Investimentos em Criptomoedas; Propriedade Intelectual, NFTs e Metaverso; Direito Internacional, Fronteiras e Imigração; Tipografia Jurídica e Legal Design; Constitucionalismo Contemporâneo e Latino-Americano; entre outros.
Uma das palestras mais aguardadas é a de Sacha Darke. O docente da Universidade de Westminster, na Inglaterra, e professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) é referência mundial na área de criminologia e estará presente nesse seminário.
Outro destaque é o workshop conduzido por Regina Acutu, CEO da startup Verifact, sobre a ferramenta de captura técnica de provas digitais por meio de coleta de áudios, vídeos, imagens e textos de aplicativos de conversas instantâneas, redes sociais e sites. No ano passado, Regina integrou o ranking Top 50 Women in Cybersecurity Latin America 2021, que elege as mulheres mais influentes em segurança cibernética das diversas regiões do mundo.
As inscrições para participar do seminário internacional acontecem até a próxima sexta-feira (29) exclusivamente no site do evento: https://www.even3.com.br/sila2022/. O participante receberá um certificado de caráter internacional de 50 horas ao final do evento.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria