PUCPR Toledo promove debates no mês da conscientização do autismo
Autonomia e inclusão são temas de rodas de conversa abertas ao público
Durante o mês de abril, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Toledo, é sede de palestras e rodas de conversa na busca da conscientização e visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os eventos são abertos ao público e gratuitos e visam pautas relevantes para o desenvolvimento de autonomia e ambientes mais inclusivos.
O autismo é estimado em uma a cada 44 crianças, na faixa etária de oito anos, segundo dados de 2021 do estudo Autism and Developmental Disabilities Monitoring (ADDM), dos Estados Unidos. No Brasil, esse número se aproxima de 4,8 milhões de crianças com algum grau do Transtorno de Espectro Autista, conforme o portal Canal Autismo.
“Nossos debates focam principalmente naqueles que convivem com pessoas com autismo, sejam pais, professores, estudantes, profissionais de saúde e cuidadores, mas também estão abertos para todos, dada a importância do tema”, aponta Ronaldo Adriano Alves do Santos, coordenador do curso de Psicologia da PUCPR Toledo. “Incluir pessoas com deficiência ou com transtorno global do desenvolvimento é transformar o ambiente em um lugar com pleno acesso e interação, e para isso, precisamos saber formas de sermos ferramentas de apoio”.
“Fomentar essas conversas é fundamental para que pessoas com TEA tenham um futuro mais acolhedor, com maior qualidade de vida e mais portas abertas. Abril é o mês conhecido para o debate, mas as atitudes devem ser feitas diariamente”, reforça o coordenador. As palestras envolvem os desafios da educação Inclusiva, bullying, estratégias para maior autonomia, entre outros temas.
Serviço:
Roda de Conversa: Autismo, estratégia para aumentar a autonomia nas atividades de vida diária (AVDs)
Data: 18 de abril
Horário: das 20h às 22h (certificado de 2 horas)
Local: PUCPR – Câmpus Toledo – Av. União, 500 – Vila Becker
Público-alvo: Profissionais da saúde, estudantes, professores, pais e cuidadores de pessoas com deficiência, em especial autismo.
Palestrante:
Thais A. Bolson Moretto – Terapeuta Ocupacional, pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva; Terapia da mão e reabilitação neurológica em Terapia Ocupacional; Transtorno do Espectro Autista. Possui formação complementar em Análise Aplicação ao Comportamento e Aplicação de Bandagem Terapêutica.
Diálogos sobre os desafios da Educação Inclusiva no ensino básico e o bullying às pessoas com deficiências
Data: 28 de abril
Carga horária: das 08h às 12:00h (certificado de 4 horas)
Local: PUCPR – Câmpus Toledo – Av. União, 500 – Vila Becker
Público-alvo: Profissionais da saúde, estudantes, professores, pais e cuidadores de pessoas com deficiência, em especial autismo.
Palestrantes:
Rodrigo Luis Vogt – Psicólogo, mestrando em Educação, na linha de pesquisa: Processos Psicológicos em Contextos Educacionais pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Pós-graduação Lato Sensu “Docência do Ensino Superior e Neuropsicologia pela UNIBF (União Brasileira de Faculdades).
Patricia Fabiane Schnorenberger – Coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Pedagoga e conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
Campanha de sensibilização e conscientização sobre autismo
Data: 29 de abril
Horário: das 14h às 17h
Local: Entorno da Associação dos Autistas – R. Marumbi, 472 – Jardim Gisela, Toledo – PR
Promoção: PUCPR em parceria com as secretarias municipais de saúde, assistência social, educação, desenvolvimento humano, CMDCA e Associação dos Autistas de Toledo.
Da Assessoria Aline Anile