Quatro Pontes preenche pesquisa de Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional

Uma equipe da Prefeitura de Quatro Pontes, formada por servidores das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Cultura e Esportes, Desenvolvimento Econômico e de Saúde, preencheu a pesquisa sistemática do Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN) 2022, junto à sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A pesquisa é realizada pela Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (SEISP), em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), ambas do Ministério da Cidadania, que ocorre desde 2014.

A edição de 2022 consiste na quarta rodada da pesquisa realizada com o objetivo de coletar informações sobre as estruturas e componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), bem como sobre as ações e equipamentos públicos de SAN no âmbito dos municípios, estados e Distrito Federal.

Esta pesquisa possibilita que órgãos governamentais dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e organizações da sociedade civil atuem conjuntamente na formulação e implementação de programas e ações que constituem a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e as estratégias de fortalecimento, ampliação e implantação do Sisan em todo o território nacional. Esse diagnóstico é particularmente importante em um país como o Brasil, no qual há grandes diferenças (regionais, econômicas e de porte populacional) entre as regiões, estados e municípios na execução e quanto às diferentes características da gestão e operação das políticas públicas correspondentes, particularmente as de SAN.

MAPASAN – O MapaSAN é uma iniciativa de pesquisa da Caisan Nacional, no contexto institucional de gestão do SISAN, em parceria com as Caisans e Conseas Estaduais e Distrital, que participaram do processo de planejamento, execução e divulgação dos resultados. Dada à configuração peculiar do Sisan, aspectos intersetoriais, interinstitucionais e federativos da gestão da política implicam nas diversas áreas e atores públicos envolvidos na definição das prioridades a serem mapeadas em cada edição da pesquisa.

O MapaSAN é o resultado de um processo intersetorial de qualificação e adequação das pesquisas realizadas anteriormente à realidade atual do Sisan e da Política Nacional de Segurança Alimentar nas Unidades da Federação e nos municípios e, nesta edição, está organizada em três eixos temáticos: sistema de segurança alimentar e nutricional no âmbito municipal, política de segurança alimentar e nutricional e equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

QUATRO PONTES

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.