Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos na Escócia
A Rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, morreu hoje (8), aos 96 anos, no Palácio de Balmoral, na Escócia. A informação foi divulgada no perfil oficial da família real britânica no Twitter. A mensagem publicada no Twitter diz que “A Rainha morreu tranquilamente em Balmoral nesta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã”.
A monarca mais antiga do Reino Unido, morreu em Balmoral aos 96 anos, depois de reinar por 70 anos. Sua família se reuniu em sua propriedade escocesa depois que as preocupações com sua saúde aumentaram na quinta-feira. Com sua morte, seu filho mais velho, Charles, o ex-príncipe de Gales, liderará o país de luto como o novo rei e chefe de estado de 14 reinos da Commonwealth. Todos os filhos da rainha viajaram para Balmoral, perto de Aberdeen, depois que os médicos colocaram a rainha sob supervisão médica.
O mandato da rainha Elizabeth II como chefe de Estado abrangeu a austeridade do pós-guerra, a transição do império para a Commonwealth, o fim da Guerra Fria e a entrada e saída do Reino Unido da União Europeia. Seu reinado abrangeu 15 primeiros-ministros, começando com Winston Churchill, nascido em 1874, e incluindo Liz Truss, nascida 101 anos depois, em 1975, e nomeada pela rainha no início desta semana.
A rainha Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, em 21 de abril de 1926.Poucos poderiam ter previsto que ela se tornaria monarca, mas em dezembro de 1936 seu tio, Eduardo VIII, abdicou do trono para se casar com uma americana, duas vezes divorciada, Wallis Simpson. O pai de Elizabeth se tornou o rei George VI e, aos 10 anos, Lilibet, como era conhecida na família, tornou-se herdeira do trono.
PREOCUPAÇÃO – Mais cedo, a brasileira, produtora de documentários Marina Lemos Demartini, que mora em Londres, na Inglaterra, relatou a equipe do JORNAL DO OESTE que “ao meio-dia (horário de Londres) de hoje (8), o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado dizendo que os médicos da rainha Elizabeth II estavam preocupados com a sua saúde, recomendando que ela permanecesse sob supervisão médica”. Mais tarde, ela conta que foi publicada na imprensa local a notícia de que todos os filhos da rainha já estavam com ela no Castelo de Balmoral, ou que estavam a caminho para vê-la.
A produtora de documentários salientou que a declaração do Palácio de Buckingham, emitida mais cedo sobre o estado de saúde da Monarca “é significativa porque contrasta com os últimos dois meses, quando o Palácio de Buckingham disse o mínimo possível, apenas ressaltando que a rainha estava confortável em Balmoral”.
Marina recordou que em outubro do ano passado, a monarca passou uma noite no hospital e foi forçada a cortar compromissos públicos desde então. “Ontem (7), ela cancelou uma reunião virtual com ministros depois de ser aconselhada a descansar por seus médicos. No dia anterior, ela havia sido fotografada nomeando Liz Truss como a nova primeira-ministra do país em Balmoral, a 15ª premiê de seu reinado”, cita.
No poder há 70 anos, a rainha Elizabeth II vinha apresentando problemas de saúde e mobilidade desde o fim de 2021 e, por conta disso, desmarcando ou adaptando uma série de eventos oficiais. Elizabeth II era a segunda monarca com mais tempo de serviço na história, atrás apenas de Luís 14 (1638-1715), da França, que assumiu o posto aos quatro anos de idade.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Agência Brasil e BBC Londres