Em nova exposição, Arquivo Público do Paraná narra jornada dos imigrantes no Estado
O Arquivo Público do Paraná abre na próxima quarta-feira (14) a exposição “Raízes Paranaenses: A Jornada dos Imigrantes no Paraná”, que apresentará documentos históricos e registros significativos que narram a trajetória dos imigrantes e demais povos que chegaram no Estado. A exposição traz boa parte da documentação encontrada no acervo do Arquivo, que é coordenado pela Secretaria da Administração e da Previdência. A abertura oficial acontece a partir das 10 horas na sede do Arquivo (Rua dos Funcionários, 1796 – Cabral).
A mostra é composta por registros fotográficos, livros de registros com os dados dos imigrantes que desembarcaram no Paraná pelo atual Porto de Paranaguá, documentos das hospedarias onde ficavam, além de peças raras e originais. Entre os destaques está a pintura do Índio Guairacá, obra do escultor e pintor João Zaco Paraná, um imigrante polonês naturalizado brasileiro em 1923.
A exposição também reúne registros de diversas comunidades que contribuíram para a formação do Paraná, incluindo indígenas, afrodescendentes, poloneses, alemães, italianos e japoneses.
Os visitantes podem conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na sede do Arquivo Público do Paraná. A previsão é que a exposição permaneça em cartaz por três meses. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3521-9100.
SERVIÇO MAIS PROCURADO – Entre os atendimentos mensais prestados pelo Arquivo Público do Paraná, cerca de 90% das solicitações dizem respeito aos Registros de Imigrantes. Com aproximadamente 100 mil documentos sobre imigração, a maioria já digitalizada, o acervo possui registros desde a segunda metade do século 19. Esses registros são fundamentais para famílias que estão em processo de obtenção de dupla cidadania com os países de origem dos imigrantes.
AEN