Ratinho Júnior entrega título de Utilidade Pública para o Programa Oeste em Desenvolvimento
A entrega ocorreu na sede do Sistema Ocepar em Curitiba na manhã de terça-feira (30) e reuniu autoridades e a diretoria do Programa Oeste em Desenvolvimento. A honraria reconhece o trabalho realizado pelo POD nos seus dez anos de história e dedicação a Região Oeste do Estado. Presente nas principias pautas e articulações do setor produtivo, o programa esteve representado por sua diretoria, Alci Rotta Júnior, Elias Zydek e o seu presidente Rainer Zielasko. O deputado Marcel Micheletto esteve presente em todo o processo de reconhecimento do POD como Utilidade Pública Estadual. A primeira conquista do POD foi a certificação de Utilidade Pública Municipal pela Câmara de Vereadores de Cascavel. O documento que deu origem a certificação foi elaborado por Jurandir Ricardo Parzianello.
A Utilidade Pública é um reconhecimento por parte do Governo do Estado das ações realizadas por alguma associação, projeto social ou qualquer entidade sem fins lucrativos que presta serviços à sociedade, além disso abre importantes portas para convênios e outras atividades relacionadas. O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, destaca que o reconhecimento é um momento importante para o POD. “Ser útil para a sociedade é a essência de tudo que fazemos dentro da organização territorial.
Rainer destaca que a Região Oeste é formada por 55 municípios que ocupam cerca de 10% do território paranaense. “Somos a segunda maior bacia leiteira do Estado, 66% suínos, 71 Frangos, 80 % da produção de peixes. Cerca de 30% da produção é fruto deste território. Mesmo diante da distancia dos grandes centros, o Oeste se destaca e inspira outras regiões. O destaque regional não para por aí. Enquanto no ano passado o Brasil cresceu 2,9% e o Paraná 5,8 %, a Região Oeste apresentou um crescimento de 8%”, destaca o presidente.
De acordo com Zielasko, a inovação tem ocupado uma posição cada vez mais estratégica e prioritária dentro do Programa Oeste em Desenvolvimento: “Essa é a grande ferramenta de transformação que temos. O caminho para tornar-se referência mundial em conhecimento e tecnologia agregada à proteína passa por amplas conversar e ações cada vez mais integradas e transversais. A Região Oeste está unida neste propósito e o POD segue preparado para unir instituições, conhecimento e pessoas para atingir nos próximos anos esse lugar de destaque no mundo”, descreve.
COOPERATIVAS – Os bons resultados do território também é fruto da presença de grandes e importantes cooperativas. O crescimento é tão expressivo que acarretou uma expressiva falta de mão-de obra na Região, pauta tratada de forma prioritária pelo POD. Uma recente pesquisa realizada pela Câmara Técnica de Empregabilidade traçou e o perfil das vagas e dos candidatos, além de levantar a existência de mais de 12 mil vagas em aberto, em especial na indústria. O desafio agora é acolher trabalhadores que chegam de outros Estados e até de outros países.
O Programa Oeste em Desenvolvimento estabeleceu importantes parcerias nos últimos anos. Aproximou-se do setor público através do ingresso de diversas prefeituras como associadas e também dos próprios Conselhos de Desenvolvimento. O convênio com a Fundação Araucária NAPI/OESTE possibilitou que as universidades também estivem sinergicamente ligadas ao POD. Um avanço muito grande do ponto de vista da produção de conhecimento e de soluções para o setor produtivo, aumentando a competividade e também tornando a Região Oeste um ambiente melhor para viver e empreender.
DESAFIOS – O pleno desenvolvimento esbarra em questões que ainda são desafiadoras para o Oeste do Estado. Mesmo com a abundância de água e sua localização estratégica, os produtores ainda enfrentam crises hídricas que podem perfeitamente se resolver com a aplicação de tecnologias já existentes no mercado.
SEGURANÇA NO CAMPO – Uma das pautas levadas ao Governo do Estado é a questão de segurança no campo. Não apenas o aspecto relacionado a proximidade com a fronteira, mas também o direito a propriedade que tem assolado algumas importantes cidades do Oeste. O Governador Ratinho anunciou o Programa de Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) que vai atuar especificamente com melhorias no campo.