Receita Federal apreende 800 garrafas de vinho em guarda volumes de Curitiba
A Receita Federal realizou uma fiscalização em um estabelecimento guarda volumes (“self storage”) em Curitiba na manhã de hoje (21/02) que culminou com a retenção de 800 unidades de vinhos argentinos de valor estimado de R$ 80 mil.
As mercadorias foram retidas em um box, após trabalhos prévios de seleção e análise de risco das equipes de vigilância e repressão aduaneiras da Receita Federal. As garrafas não apresentavam comprovação de sua regular importação. A importação irregular de vinhos, especialmente da Argentina, tem aumentado nos últimos anos, causando prejuízo para os fabricantes nacionais e importadores que atuam dentro da lei.
Em outro box, no mesmo depósito, foram identificados outros volumes contendo bebidas com suspeita de descaminho. Neste caso, adotou-se o procedimento de lacração do local e intimação ao responsável para comparecimento, apresentação da documentação fiscal respectiva e abertura do espaço de depósito no prazo máximo de 48 horas, para continuidade da ação fiscalizatória.
Os depósitos guarda volumes tem apresentado ultimamente grande crescimento, especialmente em cidades de médio/grande porte, e são utilizados para armazenamento de documentos, móveis e outros bens de uso tanto por pessoas físicas quanto de empresas.