Recreação auxilia na melhora da qualidade de vida de seus praticantes, diz professor

A recreação é uma ferramenta importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor ou moral. Dentro de um contexto social, quando uma pessoa está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar algo.

O Dia Nacional da Recreação é comemorado nesta segunda-feira (12) e o coordenador do curso de Educação Física, da Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo, Robson Recalcatti, explica que a palavra recreação provém do verbo latino recreare, que significa recrear, reproduzir, renovar.

Segundo Ruth Golveia, “recrear é educar, pois a recreação permite criar e satisfaz o espírito estético do ser humano, oferece suas possibilidades culturais, permite escapar do desagradável, utilizando o excesso de energia ou diminuindo a tensão emocional; é experiência complementar, atividades compensadoras, descargas de impulsos agressivos, fuga de expressão social que prova frustração, monotonia ou ansiedade”.

Desta maneira, Recalcatti afirma que a recreação pode contribuir fundamentalmente na formação motora, dando possibilidades para que a criança possa, através dela, expressar seus sentimentos livres, espontâneos e naturais, desenvolvendo assim, não somente aspectos motores como também cognitivos.

“O adolescente utiliza a recreação para administrar seus impulsos físicos e sociais na tentativa de se inserir coletivamente em um grupo de identidade semelhante à sua. Já o adulto utiliza a recreação para equilibrar os desgastes diários do trabalho e deveres sociais, espirituais e físicos”, afirma o coordenador de curso.

REGRAS – Toda atividade recreativa, sempre será um jogo ou uma brincadeira. O coordenador do curso salienta que o que diferencia o jogo da brincadeira é a regra. “No jogo busca-se sempre um vencedor, enquanto que na brincadeira, não se busca um ganhador, ela prossegue enquanto houver motivação e interesse por ela”.

As atividades recreativas podem ser compostas de: jogos motores, didáticos, de salão, gincanas, brinquedos cantados, contestes e estafetas. Todo esse contexto faz parte do universo escolar, compondo o conteúdo programático das aulas de Educação Física.

BENEFÍCIOS – Recalcatti menciona que o profissional de Educação Física é responsável por desenvolver o hábito do exercício físico, oferecer recreação, educar os movimentos através do exercício físico e dar subsídios para o condicionamento físico de pessoas de todas as idades, e também para os atletas. “O professor exerce uma função única dentro da escola. Ele é o elemento de ligação entre o contexto interno, a escola, o contexto externo, a sociedade, o conhecimento dinâmico e o aluno”, destaca.

O coordenador do curso de Educação Física enfatiza que as atividades de recreação são importantes para crianças e adolescentes. “Elas contribuem para o aperfeiçoamento de habilidades motoras, cognitivas, comunicativas e criativas, auxiliando no desenvolvimento integral do indivíduo”.

Mas não são apenas nessas fases da vida que a recreação deve ser praticada. O público adulto também deve praticar e buscar a recreação e o lazer, como forma de diversão e entretenimento. Recalcatti complementa que para adultos e idosos, as atividades recreativas têm seu papel para formação, reposição de energias, aliviar o stress do dia a dia, socialização, reencontro e transformação, trazendo aos seus praticantes uma sensação de bem-estar físico, social e mental, além de auxiliar na melhora da qualidade de vida de seus praticantes.

QUALIDADE – Conforme o professor, todas as pessoas independentemente da idade devem praticar a recreação e o lazer, como meio da melhora da qualidade de vida. “A recreação tem uma função compensadora, pois lhe traz prazer e satisfação própria, oportunizando a realização de vários movimentos como, andar, correr, saltitar, rastejar, gatinhar, rolar, sempre com muita alegria, descontração, espontaneidade necessária ao nosso cotidiano”.

Recalcatti afirma que as pessoas não possuem mais tempo para rir, se divertir, se encontrar ou sonhar. “Sendo assim, vamos nos recrear, divertir, renovar, refrescar, reanimar, recobrar e ativar o ânimo, de forma alegre e prazerosa”.

Da Redação

TOLEDO

Sesc Toledo

Brincadeiras, jogos, atividades lúdicas. A Recreação no Sesc diverte, mas também proporciona convivência, aprendizado e integração social, por meio de uma programação variada. Segundo o técnico de Atividades Recreação, Fernando Turim, o Sesc segue a premissa de um planejamento. As programações e os eventos para o próximo ano foram estudas e fechadas entre maio e junho de 2022. “Cada unidade tem uma autonomia para fazer o evento ser a sua cara e ao seu modo. Além de entender o estilo de vida da comunidade e proporcionar uma atividade mais atrativa em cada evento, sempre pensando na questão da segurança ou o que realmente é essencial para o evento”. Em 2023, o Sesc tem o calendário macro das atividades quando acontecerão e a Unidade de Toledo adapta a sua realidade.

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