Recursos Educacionais Digitais do Estado enriquecem conhecimento dos estudantes

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Os Recursos Educacionais Digitais (REDs) são ferramentas e materiais que utilizam tecnologias digitais para apoiar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. O Governo do Paraná desenvolve programas para aprimorar o conhecimento, como Programa de Ensino de Línguas. O Estado ainda realiza os programas Inglês Paraná, Plataforma Redação Paraná, Leia Paraná e Concurso Agrinho.

Os professores promovem atividades durante o ano com os estudantes e as premiações também são realizadas. Os cerimoniais de entrega da premiação do Agrinho 2024 e demais programas aconteceram no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, na terça-feira (10). A solenidade ocorreu no Colégio Estadual Senador Atílio Fontana.

O evento teve como objetivo motivar o estudante a se engajar nas atividades, além de estimular o conhecimento de forma direta. A colaboração da comunidade escolar (em geral) é essencial para o sucesso das iniciativas do Governo do Estado e para o crescimento da comunidade educacional.

De acordo com o embaixador dos Recursos Educacionais Digitais – Programa Inglês Paraná – Isaias Gomes Corcino Filho, os recursos desta iniciativa têm se mostrado fundamentais para a promoção do aprendizado de uma língua estrangeira de forma dinâmica e interativa. “Com a plataforma de Inglês, promovemos a premiação neste ano. O aluno realizou a inscrição, por meio do número de lições, que realizou por um determinado período e, na sequência, gravou um vídeo com a temática do Agrinho”.

O NRE de Toledo teve cinco colocados, sendo que um era da primeira série; dois da segunda série e dois da terceira série, que ganharam os aparelhos celulares e mais um professor que recebeu, pois o aluno atingiu a maior pontuação de todo o processo do Inglês. O professor é de Marechal Cândido Rondon.

FUNDAMENTAIS – As Embaixadoras Adriana Aleixo Bastos e Leandra Pelicioli Peruzzo atuam nas Plataformas Redação Paraná e Leia Paraná. A Plataforma Redação Paraná desempenha um papel fundamental na formação de alunos e educadores. Foi criada com a finalidade de oferecer suporte na prática da escrita, promovendo o desenvolvimento das habilidades de produção textual, buscando aprimorar a competência dos estudantes em redigir diferentes tipos de textos, preparando-os para os desafios acadêmicos e profissionais.

Com relação ao Leia Paraná, as professoras explicam que o Programa incentiva a formação de bibliotecas nas escolas e oferece acesso a obras que abrangem diversas áreas do conhecimento, contribuindo para a formação integral do estudante. “Os estudantes receberam certificados e botons. Eles se referem aos alunos que mais leram no primeiro e no segundo trimestres deste ano e utilizaram a plataforma Leia”.

E, o concurso Agrinho Redação, que é uma iniciativa do Sistema Faep/Senar (Federação da Agricultura do Estado do Paraná e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), visa estimular o aprendizado sobre a importância do agronegócio no Brasil, promovendo a conscientização sobre temas como sustentabilidade e produção rural.

O concurso envolve alunos e educadores, incentivando a produção de trabalhos que demonstrem o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo, destacando a relevância da educação contextualizada com a realidade do campo. “O concurso Agrinho Redação tem sido gratificante para os estudantes. São temas relevantes para a educação. Sempre com o propósito de sustentabilidade ambiental”.

COMPROMISSO – Filho avalia que a união dos Recursos Educacionais Digitais com o concurso Agrinho reflete o compromisso com a inovação educacional e a valorização do conhecimento, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e bem informados. “Representa um esforço conjunto para integrar a tecnologia ao ensino e promover a educação de qualidade, preparando os alunos para os desafios do século XXI”.

O NRE de Toledo celebrou os premiados do Concurso Agrinho Inglês, os terceiros colocados do Concurso Agrinho de Redação e Leia Paraná. “Essas conquistas são fruto do esforço, criatividade e comprometimento de cada um dos premiados, que se dedicaram a mostrar o seu melhor”, afirma Filho.

Ele complementa que o momento é um presente, uma forma de valorizar o comprometimento com os estudos, a participação nas atividades entre outros. “Cada estudante tem o potencial para brilhar e alcançar grandes conquistas”.

Nadeje Muhlbeier participou da solenidade e representou o chefe do Núcleo Regional de Educação José Carlos Guimarães. Segundo ela, o momento é gratificante. “Estamos com um grupo seleto de alunos. Os pais devem se sentir orgulhosos”.

Na oportunidade, o presidente do Sindicato Rural de Toledo Nelson Gafuri parabenizou os professores e os alunos. Ele também desejou um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. “Contem sempre conosco, porque os recursos educacionais e tecnológicos apoiam e enriquecem o ensino de aprendizagem”.

O diretor do Colégio Estadual Senador Atílio Fontana João Batista salienta que cada família deve incentivar e oferecer a educação. “O ensino vai permear a vida do estudante. Por mais que a jornada possa parecer difícil, incentive o seu filho a seguir, porque o futuro passa pela educação. Nós (diretores) e professores damos a nossa vida pela educação dos jovens. Nós queremos uma boa escola e uma educação de qualidade. Isso somente acontece quando temos alunos interessados e pais que acompanham. Não adianta a escola ser boa se a família não colabora. É um conjunto de ação: escola, pais e alunos. Desta maneira, quem ganhará é cada estudante”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

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