Rede Municipal de Ensino retoma as aulas com quadro de servidores completo

A terça-feira (19) foi marcada pelo retorno das aulas para os quase 15 mil alunos dos 30 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das 36 escolas da Rede Municipal de Ensino. Na retomada, um dos grandes desafios dos últimos meses foi solucionado.

No primeiro dia de aula do terceiro bimestre, a secretária da Educação Marli Gonçalves Costa destaca que as equipes escolares estavam motivadas e ansiosas com o início da nova etapa que está com o quadro de servidores completo.

“Nós tivemos dificuldades em alguns chamamentos de professores que não estavam assumindo o cargo, mas nos últimos realizados os profissionais compareceram e, por isso, conseguimos completar o quadro de servidores. Com isso, há garantia da hora-atividade para o profissional; está tudo dentro da normalidade”.

Além da contratação de novos servidores, Marli pontua também os investimentos realizados com obras e melhorias das instituições para essa retomada. “Agora estamos focados na aprendizagem e vamos trabalhar com as coordenadoras e instituir a Prova Toledo em novembro com as turmas de 3º e 4º anos para avaliar, diagnosticar e corrigir os problemas”.

A titular da pasta explica que o déficit escolar é uma condição na ‘pós-pandemia’ e que é preciso dar um direcionamento para sanar as dúvidas e auxiliar os alunos no desenvolvimento estudantil. “Estamos trazendo todas as ferramentas para melhorar o índice de aprendizado, como a compra de materiais pedagógicos e equipamentos e estamos trabalhando na capacitação dos professores. Também vamos dar um assessoramento semanal com um coordenador da Secretaria que vai auxiliar as escolas”, complementa.

EQUIPAMENTOS – Em continuidade ao Programa Aluno Conectado, a secretária da Educação Marli Gonçalves Costa comenta que está prevista a chegada de mais 600 tablets. A proposta do Município é nos próximos dois meses finalizar a entrega de cada equipamento para os alunos dos 5º e 4º anos, para as crianças com deficiência e em tratamento do câncer. “As empresas estão com um pouco de dificuldade de insumos que vem da China, mas nós esperamos completar essa etapa nos próximos 60 dias”.

CALENDÁRIO – Ainda na terça-feira (19), foi publicado no Diário Oficial do Município (DO) a Instrução Administrativa SMED nº 03/2022 que altera o calendário escolar 2022, para a Rede Municipal de Ensino, assim como os eventos para a Secretaria Municipal da Educação.

O documento prevê a data de 19 de setembro como Reflexão Pedagógica e o período do 3º bimestre de 19 de julho a 27 de setembro, com 47 dias letivos. A formação continuada que estava prevista para 2 de fevereiro será realizada no dia 19 de outubro e a organização do 4º bimestre letivo será de 28 de setembro a 16 de dezembro, com 52 dia letivos.

O evento ‘Festival de Jogos’, previsto para 29 a 31 de agosto, será realizado de 31 de outubro a 4 de novembro; a Semana da Educação Infantil que estava prevista em calendário para os dias 23 a 25 de agosto será realizada nos dias 26 a 28 de setembro; e o Conselho de Classe dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) que estava previsto para o dia 27 de setembro, será antecipado para o dia 26 de setembro.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.