Região Oeste praticamente finalizou o plantio de culturas, aponta Boletim

As chuvas volumosas registradas no mês de outubro impactaram, principalmente, as lavouras do Sul do Estado. Na região Oeste do Paraná, os desenvolvimentos da soja e do milho da safra 2023/2024 seguem dentro de uma normalidade. As informações foram divulgadas, na última quinta-feira (26), no Boletim Semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

De acordo com o Boletim Semanal do Deral, as regiões Oeste e Centro-Oeste do Estado praticamente finalizaram os plantios, enquanto que a região Norte está a pleno vapor e o Sul começa a ganhar intensidade a partir desta última semana de outubro.

VOLUME – O Boletim Semanal traz que a quantidade de área e o volume de produção esperados para a primeira safra de milho e soja de 2023/2024 no Paraná estão praticamente inalterados. “A expectativa é de que sejam plantados 314 mil hectares de milho e que resultem numa produção de 3,1 milhões de toneladas. O plantio chegou a 91% da área e a maioria das lavouras tem condição boa no campo”.

Na safra de soja são esperados o plantio de 5,8 milhões de hectares, com uma produção de 21,9 milhões de toneladas. “O plantio também avançou e atingiu 58% da área total no Paraná”, informa o Boletim Semanal.

RITMO – Na regional de Toledo, o técnico do Deral Paulo Oliva explica que as culturas de soja e milho seguem ritmos de crescimento considerados normais. “Nós estamos com uma previsão de uma área para milho grão de 3.000 hectares com projeção de 26.250 toneladas. Se comparado ao mesmo período da safra passada existe uma redução de área, pois no ano passado era de 3.475 hectares com produção de 29.535 toneladas”.

Com relação a soja, Oliva pontua que no ano passado a área plantada foi de 489.906 hectares com produção de 1.544.183 toneladas e nesta safra ainda sobre a influência do La Niña, a expectativa é de 490.000 hectares com produção de 1.837.500 toneladas.

Diante das áreas e das produtividades, o técnico do Deral enfatiza que os produtores rurais esperam que as safras 2023/2024 continuem em condições e com um clima propício para o bom desenvolvimento das culturas, pois estamos com três safras com influência da La Niña. “Nós tivemos alguns problemas, como já observados em anos anteriores”, recordo o profissional.

O técnico complementa que a predominância do El Niño pode contribuir no decorrer da safra para se obter bom desempenho na produção. Atualmente, o milho está 100% plantado, sendo 100% em desenvolvimento vegetativo na regional de Toledo. A soja também está 100% na lavoura. “O grão segue em 5% no processo de germinação e 95% em desenvolvimento vegetativo”, informa.

Segundo Oliva, as safras de milho e de soja estão em fases iniciais. “Nós precisamos ainda avançar muito. Esperamos que as condições sejam normais para que os produtores possam conquistar bons resultados nas colheitas das culturas”, finaliza o técnico do Deral.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.