20ª Regional de Saúde realizou 121 notificações de acidentes com escorpião

Agosto começou e com ele algumas preocupações, como o escorpião. Neste mês, inicia o período de reprodução desses animais e, por consequência, tem a maior concentração de veneno do animal. Geralmente, a Vigilância recebe mais notificações sobre suas aparições nesta época. Também é o momento em que tendem a aumentar os casos de pessoas picadas por escorpiões.

O diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo Fernando Pedrotti explica que setembro também é considerado o mês de reprodução do escorpião, sendo que demora três meses para que a fêmea desenvolva seus filhotes.

Pedrotti salienta que 118 notificações por acidentes com escorpião foram registradas no ano de 2022. No ano passado, foram 196 notificações e até a última terça-feira (6), aconteceram 121 notificações neste ano. Os dados são entre os 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde de Toledo.

Na Regional de Toledo, o escorpião mais comum é o amarelo. O escorpião marrom, aquele mais escuro, está presente em alguns municípios, porém é menos comum.

De acordo com o diretor, a população deve estar preocupada com os cuidados que previnem o aparecimento do escorpião nas residências. “As pessoas com mais idade ou as crianças são as principais preocupações das autoridades em Saúde. Elas podem ter um quadro mais grave devido a picada do animal que pode causar óbito. É algo raro, mas pode causar”.

SINTOMAS – Em caso de acidente com o escorpião, os sintomas mais comuns acontecem no local da picada do animal. Pedrotti relata que a vítima sente muita dor no local da picada. Além disso, o local pode ficar vermelho e inchado. “As crianças, principalmente aquelas abaixo de sete anos, podem ter um quadro mais ponderado, como apresentar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, enjoo ou dificuldade para respirar”

Ele complementa que em casos mais graves, a vítima pode ter um quadro de agitação, salivação excessiva, espasmo muscular. Enfim, os sintomas são diferentes em cada pessoa”, destaca.

CUIDADOS – As orientações para evitar o acidente com escorpião são diversas. Porém, quando existir o registro da picada, os primeiros cuidados são lavar e limpar o local atingido com água e sabão. Além disso, é possível fazer compressa e, principalmente, procurar por atendimento médico. “Somente um profissional pode avaliar o quadro clínico”, afirma o diretor ao complementar que se for possível e não oferecer risco, realizar a captura do animal e levar ao serviço.

Tão importante quanto o que fazer diante de uma picada do escorpião é o que cada pessoa não deve fazer. Pedrotti afirma que o torniquete não é uma atitude recomendável. Assim como aplicar substância no local da picada. “Ervas, fumo ou pomada não são recomendadas. Também não deve ser feito curativo, furar ou queimar o local. A pessoa ainda não deve ingerir bebida alcoólica. Essas ações podem favorecer o surgimento de infecções”.

PREVENÇÃO – O escorpião se cria em ambientes mais úmidos ou em locais com a presença de entulhos. A orientação é manter o jardim sempre limpo, evitar guardar tijolos ou telas no tempo. O diretor comenta a importância em evitar folhagens que encostem na parede da residência.

Pedrotti ainda orienta verificar se existe algo dentro do calçado antes de usá-lo. “Sacudir as roupas também é uma opção. As pessoas devem evitar colocar a mão embaixo de pedras ou troncos podres, pois é frequente a presença de escorpiões nestes locais”.

De maneira geral, o escorpião tem hábito noturno e para evitar a sua entrada dentro de casa é preciso manter portas e janelas fechadas. “Eliminar baratas e outros insetos, porque são seus alimentos”. Outra orientação é afastar cama ou berço da parede; não pendurar roupas e sacudir antes de vesti-las.

Dar um destino adequado ao resíduo domiciliar é um cuidado importante. “Ele deve ser acondicionado em saco de plástico e ficar bem fechado”, menciona Pedrotti ao recordar que lagartos e sapos são animais predadores do escorpião e, por isso, manter esses animais na natureza são importantes. “As orientações para evitar o contato com o escorpião valem para todo o ano”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.