Reinaldo garante vitória do Grêmio sobre o Fluminense no primeiro jogo das oitavas da Libertadores
No primeiro jogo da fase de oitavas de final da Taça Libertadores da América, o Grêmio recebeu o Fluminense, nesta terça-feira (13), no Couto Pereira, em Curitiba. O tricolor carioca até saiu em vantagem com gol marcado por Lima, mas quem venceu foi o Grêmio, que virou com dois gols de Reinaldo e saiu de campo com a vitória por 2 a 1.
Primeiro tempo:
No começo do jogo, o Grêmio tentou apertar a saída de bola do Fluminense, que buscava trocar passes, mas pouco encontrava possibilidades de encontrar espaços. A primeira finalização foi aos seis, quando Arias bateu escanteio, Thiago Santos cabeceou e mandou pra fora. O Flu seguia um pouco melhor e teve outra chance aos 12, quando Esquerdinha cruzou para Alexsander, mas a defesa afastou o perigo.
O Fluminense teve outra boa oportunidade aos 15, quando Arias ganhou em velocidade pelo meio, tocou para Alexsander e recebeu para cutar, mas a bola bateu em Jemerson e saiu. O Grêmio só ameaçou aos 16, quando Pavón tocou para Cristaldo, mas a finalização foi pra fora.
Aos 21 minutos, o Flu foi obrigado a fazer sua primeira mudança e mandou a campo Keno no lugar de Martinelli. Aos 24, depois de falta cobrada na área, Samuel Xavier deixou Arias de cara com o gol, mas Marchesín salvou. O Grêmio só passou a equilibrar o jogo depois dos 30 minutos do primeiro tempo, mas não chegava com grande perigo.
Até que já nos acréscimos, João Pedro chutou de fora da área e obrigou o goleiro Fábio a fazer boa defesa para garantir o 0 a 0 no primeiro tempo.
Segundo tempo:
Na volta para o segundo tmepo, as equipes voltaram sem mudanças e o Fluminense seguiu um pouco melhor. Alexsander era quem mais buscava o ataque para o tricolor carioca e levava certo perigo ao Grêmio. O time gaúcho chegou aos sete, quando Braithwaite tabelou com Cristaldo, mas Thiago Santos fez o corte no momento do chute.
O Fluminense fez então mais duas mudanças: Lima e Bernal foram a campo nos lugares de Lima e Alexsander. Até que aos 12 minutos, Kauã Elias tentou tabela com Arias e a defesa do Grêmio afastou. No rebote, André tocou para Ganso cruzar na medida para Lima emendar um voleio e fazer o primeiro: Fluminense 1 a 0.
Após sofrer o gol, o tricolor gaúcho emendou uma pressão para buscar o empate. O técnico Renato Gaúcho fez então mudanças e mandou a campo Monsalve e Gustavo Nunes nos lugares de Cristaldo e Pavón. Aos 19, Villasanti finalizou de perna esquerda com muito perigo e quase conseguiu empatar. Aos 25, Soteldo cruzou e a bola bateu no braço de esquerdinha; pênalti. Reinaldo foi para a cobrança e deixou tudo igual: 1 a 1.
Não demorou e três minutos mais tarde, veio a virada do Grêmio. Reinaldo cobrou falta pela direita, a bola passou por todo mundo e tomou a direção do gol: Grêmio 2 a 1. Mesmo já em vantagem, o Grêmio seguiu sua pressão em busca do terceiro gol e teve chance com Soteldo, mas a finalização do Venezuelano pegou em Thiago Santos. O Grêmio ficou com um a menos aos 38, quando o zagueiro Rodrigo Ely foi expulso por uma agressão em Ganso.
O técnico Renato Gaúcho fez então nova mudança: Gustavo Martins no lugar de Braithwaite para recompor o sistema defensivo do tricolor gaúcho. Com um a mais, o Fluminense passou a pressionar em busca do empate, enquanto a defesa do Grêmio se virava da maneira que era possível. Aos 41, Ganso tocou para Arias cruzar rasteiro, mas João Pedro fez o corte. Buscando pelo menos mais um gol para não sair de campo com o resultado negativo, o Flu teve mais uma mudança: John Kennedy no lugar de Kauã Elias.
Próximos jogos:
O jogo da volta e que define a classificação às quartas da Libertadores vai acontecer na próxima terça-feira (20), no Maracanã, às 19h (de Brasília). O time gaúcho tem a vantagem do empate para avançar, enquanto o carioca terá que vencer por dois gols de diferença. Antes, no entanto, o Grêmio joga no próximo sábado (17), às 16h (de Brasília), quando recebe o Bahia, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Fluminense joga no mesmo dia, mas às 21h (de Brasília), e enfrenta o Corinthians, no Maracanã.