Reunião aborda questão da segurança alimentar na região

O Auditório do Premen, em Toledo, foi palco de uma reunião regional sobre a questão da segurança alimentar. Representantes dos 20 municípios participaram desta reunião de trabalho. Na abertura, o vice-prefeito de Toledo Ademar Dorfschmidt destacou a importância do evento e da parceria com o Governo do Estado e ressaltou que Toledo é uma referência em vários aspectos.

Ademar comentou também sobre o envolvimento com os pequenos produtores rurais e o quanto o programa de segurança alimentar contribui com a economia local. Ele disse ainda sobre a expectativa da implantação do Banco de Alimentos.

A coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Coresan), nutricionista Jaciara Reis, explica que o principal objetivo do evento é fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e trazer essa pauta para a discussão com secretários e vereadores. “Nós temos Políticas Nacional e Estadual que atualmente é modelo para outros Estados. O trabalho não deixou d ser realizado no Paraná. Nesta Regional, os municípios fazem parte de um Sistema e gostaríamos de fortalecer o trabalho”, afirma Jaciara.

A Regional possui boas experiências e, por isso, deverá ser modelo para outras localidades. Diversos municípios desenvolvem ações com essa temática, como Toledo, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon. “Nós temos interesse que todos saibam e conheçam essa temática. O direito humano, a alimentação adequada e soberania alimentar devem estar presentes em cada município da Regional”, destacou.

MODELO – Toledo possui diversos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional instalados na cidade, como os restaurantes populares, cozinha social e outros equipamentos foram conquistados pelo Município, como Banco de Alimentos. “Isso faz com que Toledo seja modelo”.

A nutricionista também cita como exemplo Marechal Cândido Rondon. “É exemplo devido as ações da Lei de Orgânicos para a Alimentação Escolar, pois foi o primeiro município do Paraná a desenvolver tal trabalho. Já Santa Helena e Toledo possuem um Programa de Aquisição da Agricultura Familiar”, recorda a profissional.

Nesta Regional, ela enfatiza que é possível trabalhar vários temas voltados ao apoio ao pequeno agricultor, a agroecologia, combate à fome e a má alimentação. “Praticamente podemos dizer que temos boas condições e trabalharemos, cada vez mais, forte nestas questões”.

A coordenadora da Comissão ainda esclarece que a Segurança Alimentar e Nutricional engloba ações que acontecem desde antes da produção, como o cuidado com o solo e a água até as questões depois do consumo, como qual o destino de cada resíduo. “Trabalhamos baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Segurança Alimentar e Nutricional é instrumento para que possamos alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, inclusive os nossos estados precisam se empenhar para alcança-los”, comenta Jaciara ao complementar que “pensar na produção até depois do consumo é pensar em uma cadeia em um sistema agroalimentar”.

ENCAMINHAMENTOS – Os próximos passos são tentar apoiar os municípios a fazerem parte do Sisam ou até mesmo criar a Câmara Intersecretarial. Alguns municípios não elaboraram o Plano de Segurança Alimentar e tentaremos apoiá-los com a realização de pequenas reuniões e visitas. Os municípios precisam sentir o nosso apoia e a presença mais próxima”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.