Rotary realiza campanha voltada a doação de sangue

Estimated reading time: 3 minutos

Entre os dias 19 a 21 de fevereiro acontece uma campanha de doação de sangue promovida pelos Rotarys. A iniciativa visa marcar os 120 anos de fundação do Rotary Internacional. O objetivo era conseguir ao menos 120 doadores para a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue).

“É uma ação para comemorarmos os 120 anos do Rotary Internacional. Mobilizamos a família Rotaria de Toledo e a comunidade para conseguirmos no mínimo 120 doares para”, destaca a presidente do Rotary Club Toledo Integração Rosinéia Holdefer.

Segundo Rosinéia, a governadora assistente pediu para os Rotarys de Toledo fazerem juntos uma ação para celebrar os 120 anos do Rotary Internacional.  Diante desse pedido, ela explica que foi pensado nessa ação, os presidentes aprovaram a ideia e a campanha foi colocada em prática.

ENVOLVIMENTO – A ação envolve os demais Rotarys de Toledo. Os presidentes Rotary Toledo Gestão 2024/25 são: Rotary Clube Toledo Danielle Lagni; Rotary Clube Toledo Integração Rosinéia Holdefer; Rotary Clube Toledo Lago Neodi Vanzzo; Rotary Clube Toledo Aliança Diego Galante; Rotary Clube Toledo Pioneiro Walmir Kitaiski; Rotaract Too Laura Hupes; Rotaract Integração Guilherme Cameram; Interact Integração Maria Fernanda e ACA Maria de Fátima.

PARCERIA IMPORTANTE – A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue) Vania Frigotto, explica que para a ação ficaram reservados os dias 19, 20 e 21, enquanto os outros dias da semana foram preenchidos por outros doadores deixando a agenda semanal fechada. “Alinhamos a agenda dessa forma, pois estamos com falta da tipo sanguíneo O Negativo. Na quinta-feira (13), Cascavel tinha apenas 18 bolsas dessa tipagem”.

Segundo Vania, esse tipo de ação contribui com os trabalhos da Unidade, além de promover a conscientização da importância do ato e trazer novos doadores. “Enquanto Unidade de Coleta, ações como essas fortalecem as parcerias com a sociedade civil organizada e, principalmente, conseguimos captar novos doadores”.

PARA DOAR – Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação. São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.

SALVAR VIDAS – Com uma doação é possível salvar até três vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Assim uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.