Sanepar amplia e moderniza sistema de esgoto em Palotina

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inicia neste mês a ampliação do sistema de esgoto em Palotina, na região Oeste do Estado, com a construção de uma nova estação de tratamento, unidade de bombeamento e coletores que vão ligar as redes existentes à nova estação. Para modernizar o sistema da cidade, a empresa vai investir mais de R$ 39 milhões.

Nesta obra, a Companhia adotou um sistema de tratamento mais moderno e eficiente – o sistema de lodos ativados. Este método é o mais utilizado em estações de médio porte dos países mais desenvolvidos. Nele, o tratamento é feito por um processo biológico com bactérias que utilizam o oxigênio para depurar o efluente.

A maior vantagem desta tecnologia é a redução do odor nas unidades e mais eficiência na purificação do esgoto, que pode ultrapassar os 90%.

A tecnologia escolhida pela Sanepar, além permitir alcançar a universalização do saneamento, é resultado do compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. Palotina é uma das cidades da região Oeste que mais crescem. A modernização e ampliação do saneamento vai contribuir para um crescimento econômico sustentável.

OBRA – Além da estação de tratamento, que terá capacidade de depuração para 54 litros de esgoto por segundo, as obras compreendem uma unidade de bombeamento, além de 6,8 quilômetros de tubulações. A unidade será construída próximo ao Arroio Santa Fé e a Cerealista Tresbomm. A previsão é a de que as obras terminem no segundo semestre de 2025.

Atualmente, a cidade conta com mais de 67% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto e as estruturas também vão contribuir para a universalização do saneamento.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.