Alunos das Escolas Municipais São Francisco e Caic são destaques em evento científico
Estimular a criatividade, a resolução de problemas por meio da pesquisa científica e fomentar soluções inovadoras de maneira a promover o surgimento de futuros pesquisadores e empreendedores são objetivos da Feira de Ciências, Engenharia e Tecnologia (Fecet). Na terceira edição, os estudantes de Toledo foram destaques e conquistaram primeiro e terceiro lugares, na categoria Fundamental I.
A Fecet é organizada pela escola Eureka – Escola de Tecnologia e Pesquisa e constitui na exposição de trabalho de pesquisa, realizados por alunos da educação infantil até o ensino pós-médio (Graduação). O evento aconteceu de 26 a 29 de junho deste ano, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel.
PEQUENOS CIENTISTAS – A coordenadora da Ciências da Secretaria Municipal de Educação Sandra Kopenginski é responsável pelo Programa Pequenos Cientistas no município e diversos estudantes e professores desenvolvem pesquisas e participam de eventos. “É preciso incentivar e auxiliar quando os pesquisadores de Toledo precisam de algo”.
Na Feira, os estudantes representaram as suas turmas. “A pesquisa é desenvolvida com todos os alunos da classe. Por sua vez, a turma escolhe três colegas que os representarão no evento”, menciona Sandra.
O orientador, os estudantes e o coordenador são inscritos na Feira. Contudo, somente as crianças apresentam os resultados da pesquisa. “No momento da avaliação, os professores precisam sair do ambiente e os trabalhadores são apresentados aos avaliadores”, explica a coordenadora de Ciências do Município.
CONQUISTAS – Na oportunidade, Sandra parabeniza os estudantes Talles Soares e Isabelly Oliveira, as professoras Vanessa Rosa, Miria Hickmann e Kátia Pauletto da Escola Municipal São Francisco de Assis. Com o projeto Horta e Feira Verde, o grupo conquistou o primeiro lugar na Feira de Ciências, Engenharia e Tecnologia.
Sandra também parabeniza os alunos João Pedro do Amaral, Eduardo Berwagner e Bryan Santos e as professoras Ana Paula Soni e Juliana Fretta da Escola Municipal José Pedro Brum. Eles ganharam o terceiro lugar na Fecet, com o projeto Seres Vivos e Reprodução de Animais – Chocadeira Caseira.
INCENTIVO – A coordenadora da Ciências da Secretaria Municipal de Educação explica que o Programa Pequenos Cientistas tem por finalidade a concessão de apoio financeiro para estudantes e professores/orientadores vinculados às redes municipal e estadual.
O Programa ainda visa a apresentação de trabalhos científicos em eventos regionais, estaduais, nacionais e internacionais de ensino, pesquisa ou extensão. “O incentivo visa tornar ainda mais ativa a participação dos estudantes toledanos nos meios acadêmico e científico, incentivando a pesquisa, valorizando talentos, e contribuindo para o avanço da ciência e o desenvolvimento de soluções e tecnologias.
Da Redação
TOLEDO