“O gestor precisa ‘olhar’ para os desafios com clareza e buscar as soluções”, diz Janice

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Os assuntos relacionados a Educação exigem dedicação em tempo integral, essa é a afirmação da secretária Municipal de Educação Janice Salvador. Ela participou, na tarde da última segunda-feira (24), do podCast ‘Algo a Mais’ do JORNAL DO OESTE. Gestão, estrutura, efetivo, transporte e kit escolar foram assuntos abordados no programa.

Janice destaca que as questões da Educação não param. “Tenho uma vida dedicada à Educação e é o propósito da minha vida. Quando dizem que devemos fazer o que gostamos isso é importante, mas também precisamos aprender a gostar do que fazemos”.

Conforme a secretária de Educação, o gestor precisa ‘olhar’ para os desafios com clareza para que as questões possam ser resolvidas. Janice destaca a importância em buscar uma educação com qualidade, com alternativas e com instrumentos para desenvolver o trabalho que precisa ser feito. “São situações que alavancam o desenvolvimento de uma cidade, estado e país. A educação é uma política pública que ultrapassa os limites de qualquer gestão; é preciso muito mais que quatro anos para fazer o trabalho”.

PROFESSORES – Durante o programa, Janice relata a intercorrência enfrentada com relação a falta de professores na Educação neste começo de ano letivo. Ela explica que essa é uma questão que a pasta enfrenta e que atua com seriedade para solução deste problema. “Uma decisão importante a ser adotada. Em razão de uma determinação do Tribunal de Contas do Paraná, em abril de 2024, os professores Padis deveriam ser concursados. Anteriormente, PSS eram contratados para serem Padis. Mas, a atual gestão decidiu que, a partir de 2025, atuaríamos com professores efetivos para todas as crianças”.

A atual gestão precisa de mais de 200 profissionais. “É um momento transitório. Desde o dia 6 de dezembro de 2024, a Educação já realizou nove convocações de professores. São profissionais que atenderão a demanda de Padis, assim como as 29 exonerações; as nove turmas abertas, o que representa aproximadamente 12 professores e mais diretores, que são cinco cargos. Até o momento 186 professores foram contratados em Toledo e, na segunda-feira (245), mais uma nova convocação foi realizada. Vivemos um momento de preocupação na Educação, mas daqui a pouco teremos passado e desenvolveremos alternativas para a rede”.

Janice explica que é o processo é moroso devido a parte burocrática. “A parte legal precisa ser cumprida. Precisamos lembra que os servidores passam por dois processos de admissão: exames médico e psicológico. Assim definimos se eles estão aptos ou não para assumir a função”.

Ela pondera que “é algo que gera preocupação e ansiedade na comunidade escolar, mas trata-se de algo passageiro”, cita ao reforçar que Toledo tem convocação de profissionais em número expressivo. “Até o momento, foram realizadas 484 convocações do concurso anterior. Diante da necessidade e quando finalizar as convocações do concurso anterior, começamos a chamar os aprovados do concurso realizado no último domingo (23)”.

ESTRUTURA – No Algo a Mais, a secretária da Educação também comentou sobre a estrutura das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Ela pontua que as estruturas escolares são preocupantes, principalmente, em relação aos equipamentos como geladeiras e fogões. “Pensar na dignidade de uma cozinheira é dar o instrumento adequado. São portas caindo, piso soltando, banheiros deteriorados, entre outros problemas”.

Ela recorda que visitou a Escola Municipal José Pedro Brum e encontrou questões preocupantes. “Uma criança me abordou e relatou que a escola deveria ter uma pintura que trouxesse mais vida. O espaço precisa ser mais cuidado. A conclusão que tenho é de que uma criança quer uma escola mais bonita e acolhedora. A Educação possui 67 prédios para cuidar; o processo de manutenção é deficitário e o investimento, em muitos momentos, é alto”, esclarece.

Para realizar os trabalhos necessários, Janice salienta que a equipe da Secretaria da Educação estabeleceu uma ordem de prioridades e deverá atuar nas estruturas consideradas mais preocupantes até atingir todas as unidades. “O que acontece em uma escola acontece na nossa casa. Se não arruma a situação piora e em pouco tempo a estrutura também está pior. “Às vezes na Educação falta planejamento, pois estamos com escolas em regiões que estão crescendo e precisamos ter um olhar prospectivo”.

FORMAÇÃO – Durante o podcast, Janice comenta sobre o trabalho de formação para cada diretora da rede municipal de ensino. “Um diretor precisa ter um plano de treinamento e de formação. Quando o professor se candidata para o cargo de diretor, ele passa por formação”.

A secretária cita que a formação existe, mas nem sempre consegue estudar em 40 horas, como ética, comunicação assertiva, entre outras questões. “O diretor pode manter um trabalho alinhado com os pais. A Prefeitura tem a responsabilidade, contudo uma ação pode demorar. Enquanto a comunidade poderia se mobilizar e agir em prol da escola para torna-la mais bonita e agradável”, afirma Janice ao acrescenta que a criança precisa gostar do ambiente que estuda.

TRANSPORTE ESCOLAR – Sobre o assunto do transporte escolar, a secretária de Educação disse que vale a pena retroceder ao passado. “Assim, a comunidade terá conhecimento, pois ela é sabedora das mudanças e das exigências do processo licitatório poderiam ser satisfeitas pelo ramo do transporte escolar. Naquele momento as respostas foram positivas”.

Janice explica que a Secretaria de Educação operava, em 2024, com 77 rotas de transporte escolar. Das 77 rotas, 20 tinham processos licitatórios mais recentes e 57 já estavam com os contratos próximos no encerramento. Naquela época, Janice cita que a Secretaria decidiu que faria a licitação destas 57 rotas. “Contudo, considerando o estudo que a equipe técnica fez, essas 57 rotas foram reduzidas para 42, porque entendeu-se que com 42 rotas todos os estudantes seriam atendidos. No entanto, a licitação foi realizada no dia 12 de dezembro do ano passado, o que convenhamos é algo absolutamente inadmissível, não se pode promover uma licitação desta envergadura no período de mudança de gestão”.

Janice lembra que das 42 rotas licitadas apenas seis dobraram êxito. Seis novas rotas e as outras todas realizadas nos contratos anteriores aos contratos foram todos prorrogados, alguns até julho de 2025, outros até dezembro de 2025.

“Mas essa necessidade de prorrogar os contratos e voltar ao que era realizado, se contrapõe ao que havia sido planejado. Então, houve um planejamento que não pôde ser executado e o que teve que ser não foi planejado e isso gerou uma confusão bastante grande neste período. Todos os pais então ficaram sabendo que, de acordo com o planejado, as rotas teriam outro destino, que as crianças não iriam para as escolas nas quais os pais haviam realizado matrícula. Então isso gerou um descontentamento muito grande a ponto de nós definirmos”.

A secretária da Educação esclarece que a decisão foi em fazer aquilo que era realizado em 2024 durante o ano de 2025. “Nós decidimos retomar essa licitação e vamos fazê-la em outras bases para que em 2026 isso tudo esteja resolvido”.

Segundo Janice, a situação criou – de fato – uma instabilidade muito grande e, até o momento, existe dificuldade de atendimento ainda em algumas regiões. “Pois como a licitação não obteve êxito; nós estamos encaminhando o processo de dispensa de licitação. Estamos encaminhando é ‘força de expressão’, pois todos processos foram encaminhados e os contratos estão indo para assinatura final”.

A equipe busca por soluções e a secretária ainda reconhece que esse grande tempo gerou dificuldade às famílias. “Em nome de um processo tido como moderno e inovador que na prática não se concretizou. Então não obtivemos êxito naquilo que a administração anterior foi realizada. Mas organizaremos para que tudo fique mais calmo. Para o próximo ano, desejamos que tudo dê certo, pois buscaremos a solução neste ano. As crianças tem direito a escola e ao transporte escolar”

KIT ESCOLAR – Janice enfatiza que o principal problema do kit escolar é quando foi realizado o processo: dia 10 de dezembro de 2024. “Um processo grande que foi colocado em execução em dezembro passado. Nós realizamos os trâmites necessários e as crianças receberam os materiais escolares”.

Ela recorda que os estudantes receberam o material escolar em 14 de março do ano passado. “Então, nós ainda estamos em uma margem compreensiva. Neste ano, pretendemos realizar a abertura do processo licitatório ainda em setembro”. A secretária de Educação pede para que os pais ou os responsáveis se mantenham tranquilos, pois todas as questões serão solucionadas.

Da Redação

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