Segurança alimentar: manuseio correto deve ocorrer em cada etapa

Nesta semana foi comemorado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. Seguir modelos dinâmicos de produção e consumo de alimentos são ações fundamentais para garantir a segurança alimentar e nutricional. As discussões que envolvem o tema vai além da necessidade de ‘matar a fome’.

“É preciso respeitar a necessidade de consumir alimentos que atendem os parâmetros de segurança”, declara a nutricionista, Deise Baldo. Ela destaca que os estabelecimentos comerciais que atuam no ramo gastronômico precisam adotar medidas indispensáveis para assegurar serviços que não gerem nenhum risco a saúde humana.

A profissional salienta que ainda é possível encontrar situações de insegurança alimentar devido ao uso incorreto de agrotóxicos que afetam a saúde de trabalhadores e consumidores. “A alimentação visa nutrir de maneira correta o organismo, contudo, quando é ingerido algum alimento estragado, o corpo adoece”.

MANUSEIO INCORRETO – Os problemas podem iniciar ainda na matriz de produção, ou no manuseio incorreto de preparação e conversação. A falta de cuidado necessário pode resultar em doenças para quem ingerir tais alimentos. “Vale destacar que para evitar que a contaminação aconteça, todas as medidas preventivas devem iniciar no processo produtivo, durante a preparação para o transporte, no ato do recebimento, no período de armazenamento e na manipulação final dos alimentos”.

Segundo a nutricionista, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua para promover o acesso a alimentos seguros. Ela destaca que a Anvisa dispõe de uma cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação que é um material mais técnico, mas de estrema importância, pois visa promover a saúde.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.