Segurança: Atenção ao sair de casa nas férias

Estimated reading time: 5 minutos

Muitas famílias esperam passar o período das festas para pegar estrada e aproveitar as merecidas férias. O destino pode ser uma praia, um hotel fazenda, casa de familiares ou amigos ou ainda um resort. E para curtir as férias com mais tranquilidade é muito importante ficar atento a segurança da residência no período ausente para evitar surpresas desagradáveis na volta. Segurança ao sair de casa nas férias é fundamental.

Autoridades de segurança sempre alertam a comunidade para a necessidade de redobrar os cuidados nessa época e reforçam a importância de medidas preventivas, como o uso de tecnologias de segurança, parcerias com vizinhos e atenção aos sinais suspeitos nas imediações.

De acordo com o capitão PM Jimmy Cajuhy Carlesso, oficial P/3 do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM), há um aumento na quantidade de ocorrências de furtos em residências nos meses de dezembro e janeiro em Toledo, o que demonstra a importância de reforçar os cuidados com a segurança das residências ao sair de casa para férias.

“Nós fazemos o patrulhamento constante, tanto no Centro quanto nos bairros do município, e é comum realizarmos abordagens durante a madrugada e, por vezes, identificar indivíduos em atitudes suspeitas. Em algumas situações nós conseguimos realizar a abordagem pouco depois de terem havido furtos, o que é possível recuperar objetos”.

RECOMENDAÇÕES – Cajuhy orienta que as famílias adotem medidas de segurança de maneira a não alterar a rotina da casa, para não levantar suspeitas de que a residência está vazia. Uma delas é evitar deixar luzes acessas o tempo todo.

“Se essas luzes forem ficar acesas durante o dia é um sinal de que não tem ninguém na casa. Então essa questão das luzes é positiva apenas se na residência tiver coletivo que apague a senha dessas luzes. Que acenda durante a noite e apague durante o dia. Se for para deixar direto é melhor que fiquem desligadas”.

Outros aparelhos eletrônicos da residência também merecem atenção. Retirar da tomada todos que não estão em uso é importante para evitar que sejam danificados no caso de sobrecarga elétrica, evitando até mesmo o risco de incêndios.

A segurança ao sair de casa nas férias também envolve ter uma boa relação com amigos e vizinhos de confiança. Ter uma boa relação com amigos e vizinhos de confiança é interessante para ter apoio em período de viagens. Eles podem prestar um suporte ‘vigiando’ a residência e observando qualquer movimentação estranha.

“A rede de amigos e de vizinhos com certeza é o que mais funciona. Então é importante que os vizinhos se conheçam, que saibam das rotinas ali das pessoas que moram na residência, que as pessoas possam avisar o vizinho e pedir ajuda dele para dar uma olhada na casa no período que estiver fora. Ao perceberem algo de anormal ou uma movimentação diferente eles devem entrar em contato com a Polícia Militar”, complementa o capitão Cajuhy.

Se for se ausentar por muito tempo, uma dica é deixar uma cópia das chaves com alguém de confiança para que recolha a correspondência, afinal cartas e contas acumuladas chamam a atenção para casas vazias. Suspender a entrega de jornais e revistas durante a ausência também evita correspondências acumuladas na caixa do Correio ou na porta de casa. E não se esqueça de deixar seu telefone de contato, caso o vizinho tenha que avisar sobre algo.

OUTRAS DICAS – Antes de viajar se planeje para consumir todos os alimentos da geladeira. Se ocorrer uma queda de energia prolongada eles podem estragar e espalhar mal cheiro pela casa. Antes de sair de viagem também deixe a geladeira no mínimo de refrigeração para poupar energia elétrica.

Desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-las em diversos horários para verificar se alguém atende. Se não ouvirem o toque não poderão ter certeza se não tem ninguém em casa ou se a campainha está com defeito.

Antes de sair de casa, cheque se janelas e portas estão fechadas com trincos e fechaduras. Nunca deixe o portão fechado com um cadeado para o lado de fora. Isso indica que não há ninguém na casa. Feche todas as cortinas e persianas. Não se esqueça de fechar os registros de água e gás. Não deixe dinheiro e joias em casa. Se preciso, alugue um cofre em um banco por um período.

PREVENÇÃO – O capitão PM Jimmy Cajuhy Carlesso enfatiza ainda que a Polícia Militar tem feito um trabalho de conscientização da população ao longo do ano, justamente para aumentar os cuidados das residências e fortalecer os pontos fracos do local. “Sempre estimulamos as pessoas a adotarem medidas que não denunciem que a residência está vazia. Qualquer atitude suspeita ou qualquer movimentação diferente as pessoas entrem em contato e faça a denúncia através do número 190”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.