Segurança no trânsito: Secretaria estuda intervenções em pontos críticos
Dois acidentes graves registrados no mesmo local em poucos dias chama a atenção das autoridades e da população sobre a segurança no trânsito de Toledo. Reforço na sinalização, alteração do fluxo da via, orientação e blitz educativas são algumas ações realizadas no município para conscientizar condutores e pedestres sobre a direção defensiva. No entanto, os acidentes acontecem com frequência.
Em menos de uma semana foram registrados dois acidentes no cruzamento das Ruas Santos Dumont e General Canrobert Pereira da Costa, na região central da cidade. O primeiro no dia 12, com uma pessoa que foi a óbito e o segundo acidente no dia 17. Ambos envolvendo motocicleta e veículo. Diante da gravidade deste local em Toledo, o Município estuda realizar intervenções no local para melhorar o fluxo e garantir mais segurança aos condutores e pedestres.
“É de praxe a Secretaria fazer os estudos onde ocorrem mais acidentes. No cruzamento que ocorreram os dois acidentes, realmente nós já vamos fazer um estudo para identificar o problema e buscar uma solução. A princípio já identificados que o estacionamento de carros no lado prejudica a visão dos condutores que acabam atravessando direto”, explica o secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Rodrigues de Almeida.
INTERVENÇÕES – Além do cruzamento das Ruas Santos Dumont e General Canrobert Pereira da Costa, outras regiões da cidade com histórico de acidentes de trânsito já receberam intervenções recentemente, como é o caso da instalação de um sistema de videomonitoramento em cruzamentos para diminuir os avanços de sinal vermelho, o chamado ‘furão’.
“O equipamento filme a placa do veículo no avanço do sinal com o intuito de coibir e desencorajar o condutor de se arriscar a avançar o sinal. Sabendo da presença do equipamento, o condutor será mais cauteloso. Isso também é uma das formas que nós utilizamos para conter os acidentes”, explica o secretário.
Outra intervenção é a instalação de mais semáforos em pontos estratégicos como os cruzamentos da Rua São João, via que também tem registrado vários acidentes. “Inclusive os equipamentos já foram licitados e estamos esperando chegar para colocar nesses locais. A princípio serão dois semáforos, mas a intenção é instalar mais equipamentos pelos índices de acidentes registrados naquela via”, complementa Almeida.
AÇÕES – Além das intervenções nos locais mais críticos da cidade, a Secretaria de Segurança e Trânsito também realiza ações de prevenção de acidentes. “Fazemos palestras em escolas e em autoescolas visando que o condutor do veículo tenha mais atenção. A ação acontece também em parceria com clubes de serviço como o Rotary”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO