Semana da Conciliação foi satisfatória na Comarca de Toledo

A 17ª Semana da Conciliação também ocorreu na Comarca de Toledo. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolveu os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.

“Foram realizadas audiências todos os dias e com muitos resultados positivos”, enfatiza a – gestora administrativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Toledo, Bárbara Prebianca Hofstaetter. “Com o auxílio dos nossos mediadores, temos acordos sendo realizados e sempre da forma que melhor se adequa as partes. Ainda que não sejam todas as audiências que chegamos a resolução efetivamente, conseguimos muitas vezes, restabelecer o diálogo entre as partes por exemplo. Esse restabelecimento do diálogo já é um passo para a resolução da questão”.

ESPAÇO SEGURO PARA O DIÁLOGO – Segundo Bárbara, a 17ª Semana da Conciliação foi produtiva. Ela explica que os trabalhos da equipe estiveram focamos em entregar sempre o melhor com o objetivo de proporcionar um espaço seguro para que o acordo mais adequado pudesse ser alcançado.

“Como o nosso intuito é prestar o melhor serviço possível, disponibilizamos uma pauta com disponibilidade de tempo de em média uma hora para cada audiência, e dessa forma foram realizadas 40 audiências no total. Contudo, nosso maior objetivo não foram os números, mas sim oportunizar para as partes um ambiente adequado e seguro para que elas, por si próprias, decidam o rumo de suas vidas”, aponta a gestora administrativa.

MEDIADAR E CONCILIAR ACORDOS – As demandas que mais chegam até o Cejusc de Toldo são os casos de divórcio, de guarda e de pensão alimentícia. Bárbara comenta que as situações foram atendidas dentro da programação prevista para a semana. Ela reforça que a equipe se organizou e os mediadores e os conciliadora voluntários disponibilizam tempo para ajudar a justiça paranaense a seguir um melhor caminho.

“Estamos muitos satisfeitos com a Semana, visto que conseguimos aplicar aquilo que acreditamos, que é trazer ao jurisdicionado uma justiça próxima e eficiente. A conciliação tem o mesmo objetivo que os processos e audiências convencionais, de buscar a resolução. Mas de forma mais rápida, informal e com os próprios envolvidos decidindo a questão. Assim, a Semana é uma forma de dar publicidade e incentivar a realização dessas audiências”, salienta.

O CEJUSC – Situações problemáticas envolvem a resolução dos conflitos. Para isso acontecer ambas as partes precisam estar dispostas até chegarem em um acordo. Conciliação, mediação e prática restaurativa são as vertentes que visam promover a justiça para todos, visto que ela pode ter mais de uma interpretação, ou seja, o que é justiça para um lado pode não ser para o outro. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Toledo trabalha para que a sociedade encarre os conflitos como algo natural, além de dar a oportunidade para que a vítima possa expressar seus sentimentos. Tais ações permitem o empoderamento e levar a justiça.

“O Cejusc Toledo continua priorizando o bom atendimento a sociedade toledana, com a aplicação dos métodos consensuais de solução de conflito”, conclui a gestora administrativa.

A SEMANA DA CONCILIAÇÃO – Para a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais selecionaram os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. As conciliações ocorridas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações do Conselho Nacional de Justiça

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.