Domingo de Ramos abre a Semana Santa

Estimated reading time: 3 minutos
Os católicos de todo o mundo iniciam neste domingo, 13 de abril, a Semana Santa — o período mais significativo da fé cristã. Essa semana convida os fiéis a reviverem, por meio das leituras bíblicas e das celebrações litúrgicas, os passos de Jesus Cristo: sua entrada triunfal em Jerusalém, o julgamento, a paixão, a crucificação e, por fim, a ressurreição.
A Semana Santa é aberta com o Domingo de Ramos, marcado pela tradicional bênção dos ramos, seguida de procissão e missa. Cada paróquia ou capela segue sua própria agenda, mas todas mantêm a essência da celebração. Na Catedral Cristo Rei, onde está localizada a cátedra do bispo diocesano, D. João Carlos Seneme presidirá a missa, conduzindo os fiéis à reflexão sobre o valor da vida, do amor e da entrega, conforme o exemplo de Cristo.
Durante esta Semana, os católicos são convidados a pedir a Deus o dom da sabedoria e do discernimento, para compreenderem com profundidade os acontecimentos que levaram Jesus à cruz e, sobretudo, o sentido de sua missão na história da Salvação.
Nesta preparação para a Páscoa, o tempo quaresmal uniu os católicos em orações e demais gestos concretos de testemunhar a fé. Como parte do caminho quaresmal, a Campanha da Fraternidade 2025 trouxe o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, incentivando os fiéis a refletirem sobre a relação com Deus e com a obra da criação, que está sob seus cuidados, conforme está escrito no Livro do Gênesis. Nas missas deste Domingo de Ramos, a Igreja no Brasil convida os fiéis a participação na Coleta da Solidariedade, cuja arrecadação é destinada a projetos de atenção a este tema.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA
A Semana Santa segue com momentos de forte espiritualidade, como a Missa dos Santos Óleos na quarta-feira (16/04), reunindo todo o clero em celebração com o bispo e as representações das 32 paróquias e casas de formação da região diocesana. Esta celebração será em Formosa do Oeste.
As celebrações do Tríduo Pascal seguem na quinta-feira, dia 17, com a Missa da Ceia do Senhor — mais conhecida como Missa do Lava-Pés — que recorda a Última Ceia de Jesus e o gesto do serviço ao próximo. Após a missa, acontece a vigília eucarística, dando início aos momentos mais profundos da fé cristã. No dia seguinte, a programação segue com a celebração da Sexta-feira da Paixão, dia de silêncio, jejum e abstinência. O Sábado Santo e o Domingo da Ressurreição completam o Tríduo Pascal. Confira a programação na sua paróquia e participe.
CENTRO INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO
TOLEDO