Seminário de Boas Práticas da Educação busca elevar a qualidade do ensino
Fortalecer a colaboração entre o Estado e os Municípios é a finalidade do Seminário de Boas Práticas da Educação: semeando práticas para colher conhecimento. Promovido pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) Toledo, por meio do Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios (NCPM), o evento acontece nesta sexta-feira (20), no anfiteatro da Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo. A programação inicia às 8h e segue até às 17h.
O Seminário de Boas Práticas da Educação, que tem como foco a elevação da qualidade da educação, reunirá prefeitos, secretários municipais, diretores, professores, formadores e cursistas. Aproximadamente 350 pessoas devem participar do evento.
FORTALECIMENTO – De acordo com o chefe do NRE de Toledo José Carlos Guimarães, o Governo do Estado busca desde o início fortalecer a relação entre estado e município em todas as ações. “Na área da educação, os investimentos são bastante robustos, desde a formação continuada até os recursos materiais”.
Guimarães complementa que o Seminário, neste sentido, celebra e compartilha as práticas bem sucedidas que acontecem nos municípios, por meio dessa cooperação entre o Estado e as cidades.
PROGRAMAÇÃO – O chefe do NRE de Toledo informa que o evento contará com uma agenda de muita troca de experiências exitosas, que passa pela apresentação do programa Formadores em Ação Municípios.
“Os professores compartilham e contribuem para formação dos próprios professores; compartilhamento das experiências positivas no processo de alfabetização e destaca as práticas de gestão educacional bem sucedidas, resultados da colaboração entre o Estado e as Secretarias Municipais de Educação”, complementa Guimarães.
EXPERIÊNCIAS – Segundo o chefe do NRE de Toledo, o evento ainda promove a troca de experiências e ideias inovadoras entre os pares, ou seja, todos que estão envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. “Desta forma, incentiva a implementação das ideias e práticas exitosas, obviamente adaptando às diferentes realidades dos nossos 16 municípios. Com isso, o evento fortalece ainda mais a relação entre estados e cidades”, finaliza José Carlos Guimarães.
Da Redação
TOLEDO