“O meio ambiente é o reflexo da sua felicidade”, afirma palestrante
“Sustentabilidade na Prática Pedagógica: o cuidado de si, do outro e do planeta” foi o tema da palestra ministrada pelo escritor, jornalista e influenciador Fabrício Carpinejar durante o Seminário de Educação para professores, em Toledo. O evento aconteceu na última quinta-feira (6) e faz parte de um ciclo de atividades promovido pela Itaipu Binacional, pelo Governo Federal e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Conforme Carpinejar, o Seminário proporcionou momentos de reflexões e comportamentos aos participantes. “O quanto o nosso comportamento individual afeta o todo e o mundo. A responsabilidade antes de cuidar do meio ambiente é cuidar de si, porque o meio ambiente é o reflexo da sua felicidade”.
OBJETIVOS
A atividade está alinhada com quatro eixos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU): Educação de Qualidade (4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11) e Ação Contra a Mudança Global do Clima (13) e Parcerias e Meios de Implementação (17).
De acordo com a coordenadora do Convênio Governança Participativa para a Sustentabilidade Carmen Romagna de Lima, de uma maneira mais participativa a proposta é ampliar o envolvimento da sociedade nas ações e nos recursos da Itaipu Binacional que chegarão até o território. “Serão criados núcleos de cooperação socioambientais e teremos representantes de instituições governamentais e não governamentais”, afirma.
Carmen enfatiza a importância em estabelecer um diálogo para que de forma coletiva e conjunta, a Itaipu Binacional consiga chegar com os seus recursos, tecnologias e ideias até o território de atuação, o qual é chamado de prioridade. “Participam do Convênio os 399 municípios do Paraná mais 35 cidades do Mato Grosso do Sul”, cita.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Além dos núcleos, o Convênio vai fomentar a participação e desenvolver ações voltadas para a Educação e a Cultura. “Serão espetáculos teatrais para a população geral, atividades para as merendeiras, oficinas, recuperação de nascentes, hortas e Seminários que envolvem outros públicos”, salienta a coordenadora do Convênio.
Ela explica que a escolha do público da Educação para este momento com o escritor Fabrício Carpinejar é estratégica. “Nós sabemos da importância que esse público tem em uma transformação social e educacional. Por isso, os professores estão envolvidos nesta grande ação”. Ao todo são 12 palestras com o Carpinejar, sendo 11 no Paraná e uma no Mato Grosso do Sul.
CUIDADO
A educação ambiental da Itaipu trabalha com a temática de que meio ambiente e sustentabilidade partem do cuidado das pessoas. “Elas precisam entender que possuem uma sustentabilidade pessoal como cuidar do meio em que estão inseridos, para que pudéssemos fazer o link para cuidar e também para sensibilizar para esse cuidado”.
Para a coordenadora de Ciências e gestora ambiental Sandra Kopenginski, uma pessoa só consegue cuidar do seu espaço, das plantas ou dos recursos naturais se antes cuidar de si. “Eu preciso estar bem comigo para que eu possa transferir esse cuidado, tanto para o ser humano, como para o meio ambiente”.
Os professores que participaram desta atividade no Teatro de Toledo de alguma forma trabalham com a temática de Educação Ambiental, seja ela de maneira transversal ou interdisciplinarmente. “Espero que os professores tenham se sentindo acolhidos e bem. Que eles tenham aproveitado o máximo a mensagem deste Seminário”, finaliza Sandra Kopenginski.
Da Redação
TOLEDO