PEE e ADVT realizam V Seminário de Luta e Resistência
O V Seminário de Luta e Resistência de Toledo foi realizado na última sexta-feira (16). O tema tratado foi ‘Desafios e perspectivas da Educação das pessoas com deficiência do Estado do Paraná’. O encontro foi realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo.
O encontro teve como objetivo realizar um diagnóstico crítico da situação da educação especial e inclusiva no estado do Paraná. A ideia era propor caminhos e possibilidades efetivas para aperfeiçoar o acesso e a permanência das pessoas com necessidades especiais em todos os níveis de ensino.
O Seminário foi uma ação promovida pelo Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) e a Associação dos Deficientes Visuais de Toledo (ADVT).
DESAFIOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – “É gratificante promover esse tipo de evento”, destaca o presidente da ADVT, Lucildo Teodoro. “O assunto escolhido foi ‘Desafios e perspectivas da Educação das pessoas com deficiência do Estado do Paraná’”, cita ao destacar que o tema precisa ser amplamente abordado para que cada vez mais aconteça a inserção desse público.
PROGRAMAÇÃO – A programação envolveu uma palestra com o tema’Teoria Histórico-cultural – Defectologia de Vygotsky’ com a professora e dra. Rejane Teixeira Coelho e uma mesa-redonda com a presença de diversos profissionais. Já no período da tarde: palestra com o tema ‘Conjuntura da Educação Especial no Estado do Paraná’ com o promotor José Roberto Moreira; relatos de experiência dos acadêmicos com deficiência do Programa de Educação Especial – Unioeste; mesa composta pelos representantes dos movimentos de luta pela Educação Especial Inclusiva, debate e encerramento.
Da Redação
TOLEDO