Reúso de água: seminário discute desafios e oportunidades na gestão hídrica
Estimated reading time: 3 minutos
O seminário Desafios e Oportunidades na Gestão Hídrica: Reúso de Água como Caminho para a Sustentabilidade reuniu especialistas para debater soluções para a sustentabilidade hídrica. O encontro ocorreu na manhã de sexta-feira (29) no auditório da UFPR no Biopark.
O seminário contou com a parceria da Embrapa e o apoio do Biopark, Fundação Araucária e Governo do Estado do Paraná. Os palestrantes abordaram temas atuais voltados ao reúso da água e soluções para evitar as crises.
O vice-presidente do Biopark Educação, Paulo Rocha, abriu o evento e destacou a preocupação que o Biopark tem em relação a essa problemática. “O Biopark Educação também visa gerar a transformação social e pensar em soluções em relação ao reúso desse recurso hídrico, por isso, trouxemos grandes especialistas”.
O chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, parabenizou todos os envolvidas com a iniciativa. “Temos o sentimento de gratidão em vermos o que conseguimos fazer aqui no Oeste, conhecemos o Oeste, o Biopark, as empresas e já temos aqui um laboratório de excelência em análise de água e efluentes, com isso, passamos a integrar esse arranjo”, pontou ao acrescentar que a projeção é de que os trabalhos iniciem em 2025.
PLANEJAR O FUTURO – O diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Paraná, Marcos Pelegrina, enfatizou planejar o futuro envolve estratégia, organização, investimentos e parcerias. Para ele, as parcerias firmadas no seminário tendem a progredir ainda mais.
“Começamos a ser estratégicos e esse arranjo aqui com as empresas é uma das estratégias. Temos outros arranjos para trabalharmos essas estratégias de avanços na ciência, com novos arranjos de pesquisa de inovação. Começamos a mobilizar, agora em rede, os pesquisadores não só do Estado, mas de outros também”, salientou Pelegrina.
Para o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, o seminário é uma das ferramentas que fomentam o conhecimento e da troca de experiências. “A Sanepar também tem o compromisso em trazer saúde e zelar pelo meio ambiente. É preciso investir em meios para o reúso da água, pois esse é caminho”.
CONHECIMENTO – A programação contou com a Palestra de Água: tecnologia e práticas inovadoras com o dr. Jonathan Cawettiere Almeida Espindola. O outro tema tratado foi sobre a Aplicação de Técnicas Isotópicas ao Conhecimento sobre o Sistema Aquífero Guarani com o dr. Didier Gastmans.
O encontro realizou uma mesa redonda para debater sobre o papel das instituições na promoção do reúso de agua; essa atividade foi mediada pelo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educacao, Thiago de Oliveira Mendes. Os trabalhos foram encerrados com a palestra sobre uso eficiente da água como indutor de desenvolvimento com dr. Daniel Bartiko.
Da Redação
TOLEDO