Setor de Serviços alavanca contratações em Toledo

O município de Toledo registrou um saldo de 149 empregos formais no mês de maio e 2.378 no acumulado do ano. Os dados fazem parte do relatório mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O setor de Serviços continua se destacando na economia local como o que mais tem realizado contratações nos dois períodos (ao mês e ao acumulado do ano).

Em maio foram admitidos 2.858 trabalhadores e desligados 2.709 no município. O setor de Serviços finalizou o período de 30 dias com saldo de 144 contratações; em seguida o setor da Agropecuária com saldo de 18 contratações; Indústria (10) e Construção (4) também finalizaram o mês com saldo positivo. Por sua vez, o Comércio foi o único setor que fechou o período com saldo negativo, foram 27 postos de trabalho encerrados no período.

No acumulado desde o início do ano, o município contratou 15.527 trabalhadores com carteira assinada e desligou 13.149, com saldo de 2.378. O setor de Serviços e a Indústria foram os que mais contrataram no período, com saldo de 1.682 e 719 novos postos de trabalho, respectivamente. O único setor que apresentou variação negativa foi o Comércio com 85 postos de trabalho encerrados no acumulado dos cinco primeiros meses do ano.

ECONOMIA MISTA – O gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza, comenta que o município de Toledo se mantém numa economia mista com destaque para Serviços e Indústria, que são os setores que mais contrataram nos últimos meses. “Devido a facilidade com a Lei da Terceirização, o setor de Serviços é o que mais cresce no nosso município. Principalmente por uma demanda que tem crescido que é a locação de mão de obra, uma contratação mais prática e que abrange vários tipos de trabalho”.

Souza explica que o mercado de trabalho está em constante mudança e a locação de mão de obra é uma novidade que tem apresentado bons índices na geração de empregos formais. “O percentual de crescimento no setor de Serviços no período de sete meses é de 7,60% e da locação de mão de obra é de 17%”. Dentro do agrupamento de Serviços, o item locação de mão de obra cresceu 11% no mesmo período”.

O trabalhador que atua na locação de mão de obra tem carteira assinada, pode ser temporário, pode ser uma empresa que presta serviços para outras empresas. “Há também a vantagem para o empregador de contratar um expert na área e a remuneração que tem atraído muitos trabalhadores”, complementa.

EXPECTATIVA – O gerente da Agência do Trabalhador e Toledo cita que o mercado está otimista para o crescimento no número de contratações nos próximos meses. Com um calendário com algumas datas comemorativas, que aquecem as vendas e o consumo no setor de Comércio e até mesmo, a data mais importante do ano, Natal, a expectativa é de mais contratações para atender as demandas da população.

“Até o mês de maio estamos com um saldo de 2.378 empregos gerados. A nossa expectativa é chegar entre quatro e cinco mil novos postos de trabalho abertos até o final do ano. Atualmente, o município chegou ao estoque de empregos formais de 58.561, praticamente um terço da nossa população com carteira assinada, um índice muito bom para Toledo”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.