Ex-ministro Shigeaki Ueki visita Toledo e destaca desenvolvimento da cidade

Estimated reading time: 2 minutos
O prefeito Mario Costenaro recebeu, na terça-feira (18), a visita de Shigeaki Ueki, último ministro ainda vivo da era do governo militar no Brasil. Shigeaki tem 89 anos, foi ministro de Minas e Energia do presidente Ernesto Geisel nos anos de 1974 a 1979. Foi uma visita de cortesia em que ele e o prefeito conversaram assuntos relacionados à história, economia, desenvolvimento social, e aspectos positivos de Toledo. O ex-ministro Shigeaki Ueki possui amplo conhecimento histórico do Brasil e compartilhou conhecimentos de sua experiência profissional a partir da década de 1960.
Shigeaki estava acompanhado do professor Pery Shikida, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Também estavam presentes o chefe de Gabinete, Reinaldo Sales e o vereador Professor Oseias.
O ex-ministro Shigeaki Ueki, que atualmente mora em São Paulo, explicou que veio a Toledo para dar uma palestra e aproveitou para conhecer o prefeito. “É a minha primeira viagem a esta cidade, observei os parques e os prédios em construção. É realmente impressionante. Cada vez que venho para o interior do Paraná eu volto mais entusiasmado com o estado e com o país”, pontuou.
Shigeaki foi um dos responsáveis pela criação do programa Proálcool em 1975, que possibilitou a substituição do uso da gasolina por álcool, hoje conhecido por etanol, nos veículos. Além de ministro, ele também foi presidente da Petrobrás de 1979 a 1984, ainda durante o governo militar no Brasil.