Shopping Catuaí Cascavel será inaugurado em 2024
Foram anos de espera, disputas judiciais, jogo de empurra, burocracia e muitas incertezas, porém, em setembro de 2024 finalmente o Shopping Catuaí Cascavel será inaugurado. Localizado numa área próxima ao Parque Ecológico Paulo Gorski – lago municipal, o complexo está orçado em cerca de R$ 250 milhões e deverá gerar, depois de pronto, mais de 2 mil empregos diretos.
Foram anos de espera, disputas judiciais, jogo de empurra, burocracia e muitas incertezas, porém, em setembro de 2024 finalmente o Shopping Catuaí Cascavel será inaugurado. Localizado numa área próxima ao Parque Ecológico Paulo Gorski – lago municipal, o complexo está orçado em cerca de R$ 250 milhões e deverá gerar, depois de pronto, mais de 2 mil empregos diretos. Durante encontro nesta terça-feira (28), na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), o empresário Alfredo Khouri explicou o atual estágio da obra, além de assinar contratos para instalação de um supermercado da rede Festval e um complexo médico.
“Recebemos ao longo deste período o apoio de toda administração pública. Agora estamos num trabalho em conjunto para verificar a questão do trânsito e chegamos a uma conclusão”, comentou Khouri, agradecendo a receptividade que o empreendimento teve em Cascavel. De acordo com o empresário, a chuva atrasou em 32 dias o cronograma original, entretanto, a parte hidráulica e elétrica deverá estar concluída até 10 de janeiro e a obra fechada externamente até fevereiro. Hoje estão sendo erguidas as paredes das lojas âncoras. “Temos 78 mil m² de obras neste shopping regional que sofreu várias alterações. Mas não sou de olhar o passado e sim o futuro”, disse Alfredo Khouri, feliz com a comercialização de 75% da parte locada, com 162 lojas confirmadas até o momento. “Isso é graças ao PIB de Cascavel e região”.
FESTVAL – Durante o encontro desta terça, houve a assinatura de contrato com a família Beal, dona da rede de supermercados Festval, com 18 lojas em Curitiba e Região Metropolitana, além de outras 5 em Cascavel. “Estamos muito satisfeitos com a comercialização. É uma delícia ter a qualidade de uma parceria com o Festval”, comentou Alfredo Khouri.
Rubens Beal afirmou ser um orgulho para a rede poder participar desse empreendimento. “Pela importância do shopping para Cascavel e região, tenho certeza que será uma relação de ganho ente as lojas. O empreendimento ficará ainda mais grandioso”, disse Beal, ressaltando que um supermercado num shopping “dá certo se souber adequar as necessidades dos clientes. Agora é fazer essa loja ser a melhor de todas”.
PERSEGUIÇÃO AMBIENTAL – O deputado federal Nelson Padovani ressaltou que essa obra que atrasou por anos “por culpa do ativismo ambiental que amarra nosso país. O Brasil precisa dar um passo para que os empreendedores possam trabalhar e gerar emprego. O atraso não foi culpa da sociedade de Cascavel”, criticou ele.
GERAÇÃO DE EMPREGO – Já o presidente da Acic Siro Canabarro destaca que o Shopping Centers são a principal procura de boa parte da população, por ser uma área segura e climatizada. “O Shopping Catuaí estava um bom tempo parado e existia uma ansiedade da população que aquilo que se concretizasse”. Ele complementa que o cronograma e o novo grupo assumindo a expectativa é pela concretização deste empreendimento. “Um espaço que gerará emprego e renda, além de atrair a população da região”.
O presidente pondera que a Associação tem como objetivo auxiliar o empresário. “Muitas empresas abrem suas lojas em Cascavel. Para a Acic é uma realização ajudar os lojistas para atender melhor os seus clientes”.
SONHO – De acordo com o prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos da Silva, o Shopping Catuaí é a definição de um sonho e de um desenho da população de Cascavel e região. “O Catuaí está projetado há mais de uma década e já era necessário naquele tempo. Hoje estamos diante do cronograma da obra, com a definição da data e a assinatura de mais ancoras”.
Paranhos enfatiza que o Shopping vai gerar mais de dois mil empregos direto e atrair parte dessa grande população de um raio de 70 a 100 km. “Ele é uma ferramenta que consolida qualquer cidade. Estamos felizes em comemorarmos mais esse nó desatado em Cascavel”.
Sobre o projeto de adaptação do trânsito naquela região, o prefeito menciona o envolvimento na mobilidade e na circulação de pessoas. “Para isso, o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) já desenvolveu as adaptações no trânsito que serão necessárias para atender a demanda naquela região”, finaliza Paranhos.
Da Redação
CASCAVEL