Show Rural é considerado um dos maiores eventos em diversificação agrícola

Com o objetivo de difundir conhecimentos, tecnologias e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio, o Show Rural Coopavel inicia nesta segunda-feira (10). Em sua 37ª edição, do pequeno ao grande produtor, todos se reúnem com único objetivo: produzir alimentos sustentáveis e com responsabilidade socioambiental. A programação segue até a próxima sexta-feira (14), com foco em inovação tecnológica e sustentabilidade.

São cinco dias de evento, mais de 600 expositores e 720 mil m² preparados para o visitante se preocupar apenas em aprender e fazer bons negócios. O Show Rural Coopavel é o primeiro grande evento do ano. Um espaço para trocar experiências com pesquisadores e profissionais capacitados, que vão demonstrar funcionamento, aplicações e resultados dos produtos em exposição.

O presidente da Coopavel Dilvo Grolli afirma que o Show Rural é um momento para repassar todas as novidades e as tecnologias aos produtores rurais. “O estado do Paraná e o Brasil cresce na produção de grãos e carnes. Vamos continuar crescendo e para sermos produtores efetivos precisamos levar tecnologia para a propriedade”.

Uma das instituições que participa há mais de 30 anos do Show Rural é o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). O Instituto possui uma área de cerca de 25 mil metros quadrados. “Somos um dos parceiros mais antigos da Coopavel”, afirma o gerente Regional do IDR-PR, em Cascavel, José Lindomir Pezenti.

AÇÕES – Os principais projetos para a agricultura familiar trabalhados no estado do Paraná farão parte da área do Instituto no Show Rural. As unidades didáticas, as tecnologias, as assistências técnicas estarão disponíveis para aos visitantes, principalmente, os produtores.

Pezenti informa que o IDR-PR terá uma área de Turismo Rural destinada para a agricultura familiar. “Também nós temos áreas de estufas com tomate, pimentão e hortaliças. Pecuária do leite, artesanato, agroindústria familiar e agroecologia fazem parte da programação do Instituto”.

O gerente Regional também destaca a participação do projeto de Grãos Sustentáveis e das ações de microbacias que trabalham o manejo e a conservação de solo. “A Praça da Água terá o enfoque na proteção de uso e de reuso da água. Outra novidade é uma casa de madeira. Ela será apresentada como alternativa para produtores e para quem realiza rota turística, pois possui um custo acessível”.

Ele complementa que o Show Rural terá uma presença efetiva dos extensionistas, que colaborarão com o evento. “O IDR-PR é expressivo e representativo. O Instituto tem a proposta que vem de campo. A interligação, a conversa e a assistência técnica que o IDR-PR faz é bastante particular e voltada quase que exclusivamente para a agricultura familiar”.

O gerente Regional do IDR-PR explica que as equipes com os projetos buscam desenvolver as cadeias produtivas dos produtores. Além de agregar valor aos produtos, principalmente da agroindústria. “Desejamos que o produtor acesse um mercado diferente. O nosso desafio é nos reinventar a cada edição. É

um grande desenvolvimento e uma imensa oportunidade de levarmos aquilo que se faz no dia a dia no estado todo em único lugar. O Show Rural é um evento internacional e o IDR-PR busca atuar, principalmente, com ações voltadas para a agricultura familiar”.

O gerente regional do IDR-PR, em Toledo, Ivan Decker Raupp, complementa que diversas profissionais trabalharam por mais de 60 dias para a organização da área. “São ações na agroecologia, hortaliças, fruticultura, alimentação, energias renováveis ou uso de dejetos. Vários setores que possuem uma grande afinidade com as características a região. O agricultor verificará as culturas e poderá sanar dúvidas sobre as políticas públicas. É uma grande oportunidade ao produtor rural e aos demais convidados”.

Da Redação

TOLEDO

Show Rural

A visitação oficial ao parque acontece das 8h às 18h. Uma missa, às 11h deste domingo (9), com o arcebispo emérito da Arquidiciose de Cascavel, dom Adelar Baruffi, vai marcar o início da mostra de tecnologia. O acesso ao parque e a utilização de vagas de estacionamento são gratuitos. O valor do almoço, no restaurante do parque, é de R$ 64 por pessoa – bebida, R$ 6.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.