Símbolo de amor e dedicação: Corrida da Mulher une famílias e corações

Mulher é o símbolo de força e de dedicação perante a sociedade. A mulher é capaz de florescer a cada novo dia; ela apresenta a sua simpatia e a sua dignidade nos meios em que vive. Apenas um dia não é o suficiente para homenagear quem faz tanto por todos. Neste mês, uma série de atividades acontece em Toledo em diversos segmentos. A Associação Correr Toledo com o apoio da Itaipu Binacional e demais parceiros promoveram a 7ª edição da Corrida da Mulher, realizada no último domingo (13), no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. Sorrisos, flores, abraços, café da manhã, palavras de carinho e decoração especial marcaram esse dia. E a chuva? Ela deu o seu charme especial para este evento. Aproximadamente 700 atletas, entre mulheres, homens e crianças participaram da corrida.

Para a presidente da Associação Correr Toledo, Rejane Michels, emoção é a palavra que define a Corrida da Mulher em 2022. “A chuva deu o seu charme e presenteou aos participantes. Nós – da Associação – organizamos os nossos eventos com muito carinho. Sabemos que março é um mês para homenagear e para refletir. Muitas mulheres são respeitadas em todos os aspectos, porém outras não são lembradas por ninguém e vivem rotinas difíceis. O nosso desejo é acolher a todas. A mulher é importante e deve ser valorizada”.

Rejane complementa que a mulher pode ser o que quiser. “A mulher deve se valorizar, se gostar e se amar. As mulheres são as verdadeiras ‘arquitetas’ da sociedade; somos à base de tudo e colocamos sentimentos em nossas atividades. A mulher tem ‘jogo de cintura’, é o alicerce, e sim, ela deve ser lembrada sempre. Ela é importante, é forte, é delicada; ela é tudo!”.

UNIÃO – Uma das integrantes da Associação e desportiva técnica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Sandra Schossler, tem opinião semelhante ao da presidente. “O empoderamento e a auto-estima da mulher são fundamentais. A mulher assumi muitas responsabilidades e nem sempre consegue ‘aguentar a carga’. Elas precisam de uma palavra de apoio e o esporte salva vidas, salva as almas, salva o espírito e salva o corpo. A mulher pode ser mais dona de si. Ela sempre consegue ir além; tem mais um pouco de força e tem esse poder de decisão”.

Sandra ainda destaca as participações das famílias. “Nesta edição, decidimos realizar uma prova envolvendo a família: pai, mãe, filha, filho, vó ou vô enfim. Todos na caminhada ou na corrida deram o verdadeiro show. Presenciei pais incentivando os seus filhos e as crianças incentivando suas famílias. Nas provas, a chuva – mesmo que fraca – caía e todos ‘brincavam’ e viviam aquele momento”.

Sandra ainda complementa que desde a primeira prova com as crianças, a participação tem sido sempre expressiva e o número de novos adeptos aumenta a cada evento. “Passamos a incentivar a presença das crianças para apresentar uma nova modalidade e a importância da prática esportiva. Atualmente, elas já se preparam e questionam quando acontecerá a próxima prova. Estamos fazendo provas que podem trazer toda a família”.

Para a edição de 2023, a meta é manter o aspecto original da prova e investir mais na família e na participação da criançada. “É um momento de união. Nós precisamos de eventos que possam estar todos: pai, mãe e filhos”, menciona Sandra.

Confira a galeria de fotos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4961452980600857&type=3

HOMENAGEM – Quem também participou da prova foi a secretária da Smel, Marli Gonçalves Costa. Ela com toda a sua equipe e os acadêmicos do Programa Atleta na Universidade colaboraram na Corrida da Mulher. Na oportunidade, Marli lançou uma nova proposta para as provas: homenagear as crianças que praticam atividades esportivas. Na Corrida da Mulher, Yasmin Souza Avila, de 7 anos, estudante da Escola Municipal Dr. Borges de Medeiros, pratica atletismo, xadrez e ginástica artística pelo Município. “Eu gosto muito de participar de todas as atividades. Eu gosto da alegria que é em cada prova. Minha mãe sempre diz que é importante participar e hoje ganhei um troféu. Estou muito feliz”, comenta Yasmin.

A secretária Marli afirma que o esporte é o responsável por mudanças, desde físicas até as emocionais. “Nós trabalhamos para aproximar a atividade física de cada comunidade e para todas as faixas etárias. Queremos que a nossa população pratique um exercício e busque a prevenção em sua saúde”, salienta Marli ao destacar as participações das crianças e das famílias. “Queremos unir as pessoas. Queremos ver a alegria e mostrar como Toledo tem espaços perfeitos para a prática de uma atividade”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.