Sindicato dos trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar elege nova diretoria

Estimated reading time: 6 minutos

São homens e mulheres, batalhadores nas suas atividades, e que fazem a diferença quando o assunto é agricultura familiar. Trata-se de um cenário de prosperidade em Toledo. O município é o primeiro lugar no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP); o resultado tem a participação das mãos calejadas e o suor derramado de cada produtor.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar de Toledo tem uma história que está sendo construída desde 19 de abril de 1970 e ela é digna de ser preservada. O órgão é referência em organização, defesa dos interesses, representação e busca por melhores condições de vida para o agricultor familiar.

Uma das marcas históricas do Sindicato é o diálogo e está acompanhada da transparência, franqueza e atendimento ao associado. O Sindicato ainda presta serviços de atendimento médico, odontológico, jurídico, aposentadoria, declaração ITR, CAF, contratos, convênios com Unimed e Humana Clinic.

Para dar continuidade a história do Sindicato, na noite da última terça-feira (10), a nova diretoria do órgão foi eleita por aclamação. O presidente (que entregou o mandato) Delvo Baldin é um homem de palavra e de respeito perante aos associados. “Agradeço a presença dos associados, das autoridades e dos convidados que fazem parte da nossa história. O Sindicato é uma instituição representativa da agricultura de Toledo. A história é bonita. Nós caminhamos; enfrentamos dificuldades e as superamos”.

Baldin salienta que ao longo do tempo teve pessoas sinceras ao seu lado durante a caminhada, desde os associados até os funcionários. “Entre eles, o amigo e companheiro Genuir Nodari. Obrigado por você sempre estar ao meu lado. Você tem sido um grande companheiro”.

REPRESENTAÇÃO – O presidente eleito Genuir Nodari recorda que ainda quando menino, com oito anos de idade, já ouvia falar em Sindicato. “Eu jamais poderia imaginar que ia sentar nesta mesa de honra e lembraria do meu pai. Eu trago de volta ao Sindicato o sobrenome Nodari”.

Ele recorda que as batalhas eram mais complexas na gestão do seu pai. “Atualmente, existem momentos difíceis; no entanto, temos um pouco mais da facilidade para lutarmos pelas demandas da nossa categoria. O agricultor é o responsável por colocar a comida na mesa das pessoas. Tenho orgulho em ser agricultor e representar a minha categoria. Estou presidente do Sindicato, mas continuarei plantando soja e cuidando de frangos. Hoje, estou preparado para ser presidente do Sindicato. Vou procurar fazer o máximo para que as falhas não aconteçam”.

O presidente do Sindicato Rural de Toledo Nelson Gafuri destaca a importância dos Sindicatos para o produtor e, na oportunidade, convidou os associados e as autoridades para visitarem o órgão. Na ocasião, o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico Diego Bonaldo relata todo o trabalho desenvolvido em prol dos agricultores. “Nós precisamos oferecer condições para que o agricultor possa desenvolver a sua atividade no município”.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) Alexandre Leal dos Santos parabeniza o trabalho do Sindicato legal e parabenizou Nodari ao cargo. “Você assume um compromisso novo e diferente. Muda a responsabilidade, o compromisso e a dedicação”, finaliza Santos.

Da Redação

TOLEDO

Presidente da Fetaep destaca importância da agricultura familiar nas cidades

A implementação de políticas públicas que atendam às necessidades da população rural é uma das frentes de luta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). Ela é uma entidade sindical de segundo grau constituída para representar legalmente a categoria profissional dos trabalhadores rurais.

Atualmente, a instituição possui 310 Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) filiados, o que abrange cerca de 90% dos STRs existentes no Estado. Ela representa cerca de 1 milhão de trabalhadores rurais paranaenses, entre agricultores familiares e assalariados rurais. É filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

De acordo com o presidente da Federação Alexandre Leal dos Santos, a entidade é responsável por garantir benefícios previdenciários e trabalhistas; na defesa da agricultura familiar e da agroecologia; na promoção do desenvolvimento territorial; na busca por crédito para custeio, financiamento e comercialização; na ampliação do cooperativismo de crédito. “Existe o interesse em defender os trabalhadores, a economia, a política e o social da categoria”.

CAMINHADA – Em Toledo, o presidente da Fetaep visitou algumas regiões e parabeniza todos os setores pela organização e pelo desenvolvimento. “Estou feliz pelo potencial, pela riqueza, pela força e pela produção de alimentos”. Ele complementa que seria muito bom se os 399 municípios do estado do Paraná tivessem condições semelhantes da cidade. “Mas não é essa realidade. Eu tenho visitado as cidades e observo que muitos municípios precisam avançar bastante”.

Conforme Santos, a agricultura familiar tem representatividade na economia da cidade. “Se minimizar a produção de aves, suínos, leite, frutas, verduras, enfim, a economia de Toledo pode ficar comprometida”. Ele acrescenta que nos municípios em que a agricultura familiar ‘caíram’, eles tiveram quedas na economia. “A agricultura familiar tem força e importante representatividade nas cidades”.

Da Redação

TOLEDO

FORMAÇÃO DA MESA DE HONRA

Presidente Eleito: Genuir Nodari

Ademir Bedin: secretário de finanças

Delvo Baldin: secretário geral

Beto Lunitti: prefeito

Mário Costenaro: prefeito eleito

Alexandre Leal dos Santos – Presidente da Fetaep Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná

Ademar Dorfschmidt: vice-prefeito

Lúcio De Marchi: vice-prefeito eleito

Nelson Gafuri: presidente do SRT

Vilson André da Silva – Chumbinho: representando a Câmara de Vereadores

Pe. Geraldo Marino Ferreira – pároco da Paróquia Menino Deus

Dayro Genari – presidente da comissão eleitoral e assessor jurídico do STR

Presidentes do Sindicato

– Arthur Winter (1970-1972);

– Tilo Nodari (1972 – 1997).

– Zeno Kieling (1997-2000);

– Luiz Schaefer (2000-2012);

– Delvo Bladin (que encerrou seu mandato)

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.