Sistema Ocepar encerra ciclo de encontros do ano em Toledo

Nesta terça-feira (13), na sede do Sindicato Rural de Toledo, foi realizada a 42ª Reunião Ordinária da Diretoria da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e a 18ª da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), referente à gestão 2019/2023. Foram as últimas reuniões do ano e foram conduzidas pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e tiveram ainda a participação do vice-governador, Darci Piana, dos secretários estaduais da Agricultura Norberto Ortigara, e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo Everton Souza, do presidente da Adapar Otamir Martins, do presidente do BRDE Wilson Bley Lipsky, do prefeito de Toledo Beto Luniti, e do presidente do Sindicato Rural Nelson Gaffuri. O deputado estadual Marcel Micheletto também esteve no encontro.

LEGADO – Na reunião da Ocepar, realizada no Sindicato Rural de Toledo, Solange Pinzon de Carvalho Martins, presidente do Sicoob Meridional se dirigiu ao vice-governador Darci Piana provocando a formação de um legado entre as cooperativas paranaenses. “Podemos transformar esse estado e o cooperativismo pela educação por meio de experiências como o Cooper Jovem e cooperativas mirins”, apontou Solange, destacando os trabalhos feitos apenas em escolas municipais de Toledo porque, segundo ela, não houve a abertura nas escolas estaduais. “Não estamos tendo receptividade”, criticou a presidente do Sicoob, lembrando que hoje a cooperativa de crédito trabalha com crianças até 10 anos de idade, mas que na sequência a faixa etária será ampliada e provocou todas as cooperativas a adotarem escolas.

INOVAMEAT – Um dos temas em pauta foi a apresentação do InovaMeat pelo prefeito Beto Lunitti e pelo secretário Diego Bonaldo (Desenvolvimento Econômico). Realizado pelo Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com apoio da Embrapa, Ministério da Agricultura e várias entidades, entre elas a Prefeitura de Toledo, o evento tem como objetivo implementar no município um ambiente de inovação voltado à produção de proteína animal. A primeira edição ocorreu neste ano, entre os dias 31 de março, 1 e 2 de abril, no Centro de Eventos de Toledo. Em 2023, ocorrerá de 11 a 13 de abril, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

PAUTA – Na reunião, também foram abordados outros assuntos, como registro de cooperativas, itens relacionados ao governo de transição, mudanças na estrutura do governo estadual, projetos de lei de interesse do cooperativismo em tramitação na Assembleia Legislativa, safras paranaense e brasileira de grãos, Valor Bruto da Produção Agropecuária, prognóstico climático, calendário de eventos da diretoria até o final da atual gestão, que se encerrará em abril de 2023, entre outros.

Depois das reuniões, os diretores da Ocepar e Fecoopar foram até Assis Chateaubriand para a inauguração do novo frigorífico da Frimesa.

Márcio Pimentel

Da Redação

TOLEDO

Vice-governador destaca momento político delicado

Darci Piana afirmou que o Paraná precisa “manter o protagonismo” – Foto: Márcio Pimentel

Como presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), o vice-governador Darci Piana enalteceu a importância do sistema cooperativista no Paraná, em especial no agronegócio, e lembrou ter participado de todos os encontros realizados durante o ano “por uma questão de reconhecimento ao que o sistema faz pelo desenvolvimento do estado”. Ainda de acordo com o vice-governador, “quando a agricultura vai bem, o comércio vai bem. Por isso a gente senta, discute e procura andar juntos para resolver os problemas”, disse.

Mas Piana também destacou o momento político instável que o Brasil atravessa e citou que o Governo do Estado vai seguir trabalhando com suas políticas públicas e espera que “o Paraná siga sendo respeitado por tudo aquilo que contribui com o país”. O vice-governador ressaltou o bom desempenho econômico, fruto da geração de emprego recorde que vem sendo registrada nos últimos anos.

“Não será fácil. Será bastante complicado. Mas temos um estado forte e politicamente organizado”, comentou Darci Piana ao destacar que o Governo do Estado “vai ter que continuar trabalhando, desenvolvendo nosso processo e buscar equilibrar o orçamento do estado dentro da sua receita para manter o crescimento e os investimentos”. O vice-governador ainda comentou ser necessário “tentar ficar à margem dessa politicagem toda” que está acontecendo país afora.

Para Darci Piana o momento é de ceoncentrar esforços para manter os grandes investimentos que estão sendo negociados e lembrou dos mais de R$ 170 bilhões de investimento da iniciativa privada nos últimos quatro anos. Ele reconheceu que a Europa passa por uma fase bastante difícil e isso pode ter reflexos, entretanto, frisou ser momento do Estado do Paraná aproveitar esse processo e continuar crescendo. “Precisamos manter os investimentos que serão fundamentais para a nossa economia e seguir sendo protagonista na geração de empregos no país”.

Presidente da Ocepar analisa ‘ano atípico’

José Roberto Ricken: sistema é um facilitador – Foto: Márcio Pimentel

O ano de 2022 foi considerado atípico pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “Começamos com uma perda de aproximadamente dez milhões de toneladas de produção e com uma seca na região Oeste do Paraná. Passamos por diversas circunstâncias e estamos terminando o ano com otimismo”, afirma Ricken.

O presidente do Sistema Ocepar ainda recorda que o mercado sofreu o impacto devido a Guerra da Rússia e da Ucrânia, mas a situação se normalizou. Ricken também cita que 2022 foi um ano eleitoral e, consequente, também traz reflexos. “Com relação a economia, a reação foi positiva. Inclusive nós tivemos o aquecimento em alguns setores e com dificuldades para atender a demanda. Após o resultado eleitoral, a expectativa que o mercado se normalize”.

FACILITADOR – O presidente comenta que o Sistema Ocepar é o resultado de mais de 200 cooperativas. “O Sistema é apenas um facilitador. Neste momento, as cooperativas estão recebendo a safra. Além disso, as cooperativas de crédito estão crescendo”.

Na oportunidade, Ricken pondera que o sistema de Saúde sofreu – terrivelmente – na pandemia da Covid-19 e a expectativa é retornar a normalidade. “Nós temos um plano, trata-se do PRC 200 e vamos continuar investindo nos próximos cinco anos”.

Em 2023, o Sistema Ocepar – como um todo – vai investir em agroindústria e, principalmente, na suinocultura. “Queremos reforçar o mercado internacional.

Nós fizemos tudo o que era necessário e temos a condição de Livre de Aftosa sem vacinação. Nós estamos preparados para essa situação em termos de sanidade a nível internacional”, afirma Ricken ao complementar que no começo do ano existirá a instabilidade política, mas isso deve se normalizar ao longo dos meses”.

Deputado estadual Marcel Micheletto: agronegócio alinhado com o cooperativismo – Foto: Márcio Pimentel

ALINHADO – O deputado estadual Moacir Micheletto também participou da reunião e ele destaca o ato de carinho do sistema cooperativista com a região. “Praticamente todo o agronegócio do Paraná está alinhado com o cooperativismo. A região Oeste é muito forte e a reunião ordinária da Ocepar, em Toledo, é importante e mostra a sensibilidade do setor. Nós somos uma região privilegiada do cooperativismo paranaense”.

Micheletto enfatiza a cadeia produtiva com verticalização no agro. Isso mostra o compromisso do Sistema. “Hoje [ontem] é um dia importante para a região e um dia feliz para Assis Chateaubriand, principalmente ao setor da suinocultura. Me sinto orgulhoso, porque era o prefeito da época e precisávamos de uma agroindústria. Estamos no caminho certo ao gerar emprego e renda e oportunidade de emprego”.

O deputado estadual relata que o Estado sempre atuará para que todo o processo seja fortalecido. “No caso da suinocultura, Assis Chateaubriand realizará a integração com o município de Toledo. Isso demonstra a força do sistema”.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.