Skate Clube de Toledo deverá atender 60 crianças nesta etapa do projeto

Valorizar a prática do skate enquanto manifestação cultural e esportiva é uma das propostas do Skate Clube Toledo. O projeto foi lançado na Pista de Skate de Toledo, no Parque Frei Alceu no começo do mês. A instituição é a única nesta modalidade no Paraná a ser contemplada pelo edital de 2022 do programa. Com nota 97,3, foi o terceiro projeto mais bem pontuado entre os selecionados de Toledo no edital 2022.

A responsável pela gestão do projeto Mariana Gouveia explica que o projeto oportuniza a profissionalização dos trabalhadores e fortalece a economia local, por meio da prática do skate, valorizando comércio locais do segmento. “O Skate Clube Toledo ainda promove a democratização de acesso a prática do skate e quebra paradigmas sociais e preconceitos”.

Na etapa 2022 foram mais de 40 crianças atendidas. Neste ano, o projeto pretende atender 60 crianças. Foram 40 inscrições para a turma da Pista de Skate e as inscrições para a turma do CEU das Artes seguem abertas.

A etapa 2023/2024 da Escola de Skate de Toledo será realizada via incentivo fiscal, através do Programa de Incentivo ao Esporte do Paraná (Proesporte) e incentivo da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O projeto tem o apoio das Secretarias municipais da Cultura, da Educação e de Esportes e Lazer, bem como da Central Única das Favelas do Paraná (Cufa/PR) e da Confederação Brasileira de Skate (CBSK Social).

Algumas mudanças estão previstas nesta etapa. Uma responsável técnica, profissional de Educação Física, vai atuar no projeto para melhorar o desempenho e aplicar a didática das aulas, junto a um responsável técnico instrutor de Skate – esse instrutor é um dos monitores do projeto que se profissionalizou depois da etapa 2022.

Outra mudança é a presença de um auxiliar em cada turma, além dos monitores, para melhor desempenho e organização dos alunos durante as aulas. O projeto também recebeu, em 2022, a doação de skates e kit de segurança pessoal para os praticantes e poderá realizar a aquisição de mais equipamentos nesta etapa.

EVOLUÇÃO – Segundo o presidente do Skate Clube Toledo Isaac Souza de Jesus, a evolução da cena do skate é uma condição espontânea, a medida em que o esporte se insere em novos espaços. “A dimensão do esporte é benéfica para ensinar a outras crianças, mas também é um motivo de preocupação para uma galera mais da antiga, como eu, no sentido de perder a essência. A ligação com a rua ou com movimento mais underground”.

Souza complementa que observa com a procura por esse esporte como algo bom. “Não só pelos skatistas, mas também para outras pessoas que terão a oportunidade de praticar um esporte tão legal e divertido. Um esporte que traz adrenalina, emoção, sensação de liberdade, que é muito importante para a nossa vida”.

Os adeptos deste esporte percebem melhorias nas estruturas, a partir dessa demanda que tem interesse pelo skate. O presidente do Skate Clube Toledo acrescenta que esse cenário faz com que o Poder Público, como os investidores, tende a ‘olhar com bons olhos’ esse esporte.

DESAFIOS – Os obstáculos são diversos. Souza destaca que tanto os skatistas como organização, grupos e movimentos em função da prática do esporte, mas também do espaço físico criado para a prática que sempre foi precário ao longo da história. “Nós sempre fomos marginalizados. Então tudo isso gerou muitas dificuldades estruturais para a prática do esporte. O desafio da nova geração é mudar isso e dar um novo sentido, com qualidade e com nível técnico maior do que a gente conseguiu até aqui”.

De acordo com o presidente do Skate Clube Toledo, o desafio da Associação é manter um diálogo constante com a sociedade e zelar pela prática do esporte com qualidade de vida. “Zelar como um esporte de competição, mas também com lazer e diversão, como sempre foi isto é um grande desafio”.

HISTÓRICO

Em Toledo, a Associação Skate Clube e Esportes Radicais começou a dar seus primeiros passos em 2014, oficializando-se em 2015. As principais funções da Associação são promover eventos regionais que dão oportunidades para atletas e iniciantes mostrarem seu trabalho, exercer atividades de envolvimento social da comunidade, fomentar e valorizar o skate enquanto esporte e cultura, e incentivar a prática do skate pelo público feminino. Em 2022, o Skate Clube Toledo realizou, com patrocínio da Itaipu Binacional e diversos parceiros locais regionais e nacionais, a primeira etapa da Escola de Skate Toledo, projeto pioneiro na cidade, que teve grande adesão do público, atendendo mais de 40 crianças de forma gratuita em dois equipamentos públicos da cidade. No primeiro semestre de 2023, a Escola de Skate de Toledo seguiu em realização com parcerias de patrocínio direto e aulas apenas no CEU das Artes.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.