SMDH inicia formação para atendentes da Central de Libras

Foi iniciada na noite desta terça-feira (13), no Auditório Acary Oliveira (anexo ao Paço Municipal Alcides Donin), a formação promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) para os servidores que utilizarão a plataforma digital que viabilizará o funcionamento da Central de Libras, serviço que visa facilitar o atendimento da população surda ou com deficiência auditiva que recorre aos serviços públicos municipais. A capacitação segue até o dia 27 e está sendo ministrada por profissionais vinculados à Associação dos Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), desenvolvedora da Icom, ferramenta que é referência nacional na tradução simultânea na língua brasileira de sinais, já utilizada por várias empresas privadas e órgãos públicos do país.

Esse serviço será feito de forma remota por meio de tablets conectados à internet e permitirá que um intérprete seja um facilitador da comunicação entre o atendente e o cidadão que só sabe se expressar em Libras. O lançamento desta política pública de inclusão está marcado para o próximo dia 26 e os primeiros espaços a contarem com a Icom serão o Paço Municipal Alcides Donin, o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Ivo Alves da Rocha.

O início do funcionamento da Central de Libras ocorrerá durante o Setembro Azul, campanha realizada em nível mundial com o objetivo de exaltar as conquistas e lugar por uma inclusão maior das pessoas surdas.  “A inclusão das pessoas surdas ou com deficiência auditiva no processo de usufruto dos serviços públicos e de tomada de decisões é um dos mais importantes compromissos.  É um tema relevante, pois integra e equilibra três tipos de desenvolvimento: humano, social e econômico”, pontua a diretora do Departamento de Cidadania e Desenvolvimento Humano da pasta, Aline Turmina.

Acessibilidade e inclusão são, na opinião da titular da SMDH, Jennifer Thays Chagas Teixeira, os principais valores da Central de Libras. “Estamos trabalhando para oferecer um atendimento de maior qualidade para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva, superando dificuldades de comunicação, assegurando o acesso a direitos, oferecendo qualidade de vida e dignidade para este segmento importante da nossa comunidade”, avalia. “A partir do momento em que passam a ter informações mais precisas, esses cidadãos terão mais autonomia e efetividade no acesso aos serviços públicos a que têm direito”, acrescenta.

Da Prefeitura de Toledo

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