Smed chama 521 crianças para preenchimento de vagas em Cmeis em 2025

Estimated reading time: 3 minutos

Foi publicado na edição desta segunda-feira (2) do Órgão Oficial do Município de Toledo o Chamamento nº 20/2024, que assegura a 521 crianças o direito a uma vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) no próximo ano letivo, que se inicia em 4 de fevereiro de 2025.  A lista completa pode ser acessada no site https://www.toledo.pr.gov.br/secretarias/secretaria_educacao/chamamento e o documento contém todas as instruções para pais ou responsáveis.

Segundo este documento, as famílias das crianças contempladas precisam comparecer o quanto antes a retirada do protocolo na sede da Secretaria Municipal da Educação (Smed), localizada na Rua General Rondon, 2195. Este procedimento é necessário antes de efetivar a matrícula no Cmei designado, o que será feito de acordo com a disponibilidade de vagas em cada local.  

Segundo a diretora do Departamento de Administração Escolar da Educação Infantil da Smed, Rosemeri Maria Hentz Soares, todos os pais que ingressaram com pedido de vaga até a última sexta-feira (29/11) foram atendidos. “Este é o último chamamento do ano e, desta forma, Toledo consegue zerar mais uma vez a fila em nossos 30 Cmeis”, comenta. “A primeira vez que conseguimos atingir esta marca foi em 2021 e, de lá para cá, temos realizado sucessivos chamamentos que contemplam todos que aguardam uma vaga, fazendo com que o tempo de espera seja cada vez menor”, salienta.

Das 521 vagas disponibilizadas, 139 são para turmas do Infantil, para crianças a partir de 4 meses de vida. Há ainda 163 para o Infantil I, 119 para o Infantil II e 100 para o Infantil III. 

Do ponto de vista geográfico, 18 vagas são para Cmeis localizados em distritos, sendo 6 para Vila Nova e 12 para Novo Sarandi. As 503 vagas na cidade estão distribuídas em seis regiões: 104 no polo 1 (Cmeis dos bairros Santa Maria, Tocantins, Coopagro e Orquídeas), 116 no polo 2 (Cmeis dos bairros Industrial, Gisela, Concórdia e Carelli), 56 no polo 3 (Cmeis dos bairros Europa, Santa Clara IV, Laranjeiras e Santa Clara IV), 65 no polo 4 (Cmeis dos bairros Pioneira, Boa Esperança e Paulista), 118 no polo 5 (Cmeis dos bairros Bressan, Pancera, São Francisco, Schneider e Panorama I) e 44 no polo 6 (Cmeis dos bairros Panorama II e Maracanã).

A titular da Smed, Dirce Maria Steffens Külzer, destaca a importância deste chamamento para a educação toledana. “Esta ação é a garantia do direito das crianças à educação. Em Toledo, aquelas que foram colocadas nas filas de espera dos Cmeis por responsáveis têm assegurado o acesso a estas vagas a partir de 4 de fevereiro de 2025, após o período de férias escolares. Zerando esta demanda represada, iniciaremos o próximo ano letivo incluindo o maior número de pessoas”, analisa. “Peço aos pais para que tomem as medidas solicitadas no edital o mais rapidamente possível para evitar atropelos de última hora”, aconselha.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.