Startup lança rastreamento de bovinos com GPS

Com foco na demanda global que busca soluções tecnológicas para garantir confiabilidade e sustentabilidade à produção pecuária, a startup londrinense SpaceVIs lança na quarta-feira (6), durante a ExpoLondrina, a plataforma CattleVis. É um conjunto de produtos tecnológicos que permite monitoramento e rastreabilidade em tempo real do rebanho bovino no campo, por meio de GPS. O evento será no Pavilhão SmartAgro e contará com a presença do Secretário Adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Ângelo Mazzillo Junior, além de reunir pecuaristas, representantes de instituições de pesquisa, órgãos estaduais e investidores.

Aguardada com muita expectativa com a promessa de revolucionar o mercado oferecendo dados confiáveis e total transparência à criação do boi no pasto, a Plataforma CattleVis criou quatro produtos tecnológicos (TagVis, ConnectVis, Software CattleVis e TraceVis) que oferecem IoT (Internet das coisas), conectividade, gestão e rastreabilidade (blockchain). Na prática, grande parte da tecnologia é representada por um brinco eletrônico colocado na orelha do bovino, dispositivo abastecido com energia solar que alimenta o GPS para emitir, a cada 30 minutos, a localização (latitude e longitude) em tempo real do animal. Os dados podem ser acessados a qualquer momento e por diferentes aparelhos conectados à plataforma, de qualquer lugar do mundo. 

“É o único sistema disponível no mercado que comprova de fato onde está o animal e cria um histórico de geolocalização. Contribui com a segurança patrimonial, melhora a gestão do rebanho e, principalmente, atende uma pauta de transparência e sustentabilidade que o mercado e a comunidade mundial exigem da pecuária brasileira”, garante o sócio e fundador da SpaceVis, o administrador Guilherme Canavese. O sistema de rastreamento por GPS da plataforma CattleVis usa a tecnologia “blockchain Corda” e oferece um banco de dados imutável que garante total inviolabilidade às informações coletadas no campo, assegurando a presença do boi no pasto em áreas permitidas para a produção pecuária. Garantia para o boi verde nacional, produto muito cobiçado pelos mercados. 

Os benefícios da plataforma devem avançar, em breve, para facilitação de crédito rural. “O banco de dados confiável cria uma importante oportunidade para oferta de crédito ao pecuarista neste momento de grande escassez de recursos. A instituição financeira pode comprovar a presença do boi no pasto e tomar este ativo como garantia de crédito, operação que hoje não é possível pelos meios tradicionais”, explica Canavese.

INVESTIDORES – Os primeiros passos para criação da plataforma foram dados em 2019, durante a AGROBIT, evento promovido pela B Eventos e Sociedade Rural do Paraná, com o objetivo de estimular a criação de soluções tecnológicas para o agronegócio. A ideia conquistou investidores com atuação no mercado.

LONDRINA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.