Startups de Toledo são contemplados com subsídios do Paraná Anjo Inovador
Estimated reading time: 15 minutos
O programa Paraná Anjo Inovador é considerado o maior programa do Brasil de incentivo financeiro público destinado a startups. O segundo edital selecionou até 80 startups para receberem um aporte financeiro de até R$ 250 mil para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores.
O Governo do Estado busca o avanço da modernização do Paraná e o desenvolvimento de soluções de interesse público alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), como saúde, educação, agricultura e gestão pública.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior tem enaltecido o reconhecimento do Estado como um polo de inovação. O Paraná já ficou em primeiro lugar no ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis da consultoria Bright Cities, fruto de um conjunto de investimentos em universidades, parques tecnológicos e ambientes inovadores. “Apostar em inovação faz com que o Paraná siga crescendo acima da média nacional. A inovação não está ligada apenas à tecnologia, mas em encontrar soluções para problemas básicos das cidades”.
Em entrevistas, o secretário estadual da Inovação Alex Canziani afirma que o investimento em startups é uma forma de incentivar o desenvolvimento econômico do Paraná. “Quando apoiamos essas iniciativas, investimos na geração de renda, no desenvolvimento de novos produtos e serviços e na modernização dos nossos setores produtivos”, destaca.
Canziani explica que “o objetivo é estimular a criatividade e apoiar startups que possam desenvolver soluções práticas para problemas reais, impactando positivamente a vida dos cidadãos e a economia do Paraná”, menciona.
AVANÇOS – O programa foi lançado em 2023 e já contemplou as startups com até R$ 250 mil cada. O valor é liberado conforme a necessidade e o avanço de cada projeto e está previsto nos Planos de Trabalho e nos Termos de Outorga assinados.
As empresas têm um prazo máximo de 24 meses, que expira em dezembro de 2025, para a execução das soluções. Durante esse período, elas devem apresentar trimestralmente uma prévia de prestação de contas, além de relatórios técnicos sobre o desenvolvimento do projeto.
Cidades Inteligentes; Esportes; Inovação Social; Educação Inclusiva; Apoio à Inovação para Micro e Pequenas Empresas; Combate às Mudanças Climáticas; Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável são áreas de projetos apoiados pelo programa.
As startups contempladas estão distribuídas em diversos municípios do Paraná, entre eles: Toledo. A aprovação no programa deu visibilidade, por exemplo, as startups Byomaasa Soluções Sustentáveis e ao bem-estar animal Cattus para conseguir investimentos e parcerias com outras empresas para produzir os primeiros produtos e entrar no mercado. Usando soluções de design, a Cattus criou um banheiro mais confortável e higiênico para gatos e seus tutores. O produto consiste em uma caixa de areia elevada com peneira e uma gaveta acoplada que separam a areia seca e nova da areia úmida, facilitando a limpeza da caixa e criando um ambiente mais favorável para os animais. Na sequência, a equipe de reportagem do JO traz algumas startups aprovadas no programa em Toledo. Confira!
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da AE Notícias
DAGA TECNOLOGIA LTDA
A Daga Tecnologia Ltda é uma das startups contempladas no programa Paraná Anjo Inovador. As atividades são de desenvolvimento de tecnologias focadas no pequeno agricultor e em equipamentos, GPS’s Agrícolas, Monitores de Plantio e Pilotos automáticos.
A CEO Josiane Gonçalves Daga explica que o principal diferencial é a facilidade, pois podem as informações podem ser observadas em celulares ou tablets. Além disso, elas possuem melhor custo benefício. “Queremos democratizar a tecnologia para o pequeno produtor rural. Assim, ele pode ter a mesma oportunidade que o grande produtor tem hoje, como em aplicar tecnologia a seu favor, aumentando a produtividade e facilitando seu trabalho na lavoura”, afirma.
A Daga Tecnologia está no mercado há quatro anos e cinco meses e a equipe é composta por cinco pessoas: Josiane, Alissan e mais três colaboradores. O produto aprovado no Paraná Anjo Inovador é um controlador de seção via bluetooth com acesso pelo celular. Conforme Josiane, trata-se de um sistema que auxilia o agricultor a fazer aplicações mais localizadas. Com isso, ele consegue economizar nos insumos e em água e colabora com a preservação do solo.
“O subsídio do programa nos ajudará no desenvolvimento do sistema software e hardware, em testes em campo e no desenvolvimento de modelo de negócios para essa nova solução”, menciona a CEO da startup.
Josiane complementa que o ano começa com muitas ações e trabalhos focados em desenvolver e dar o melhor aos clientes. “Já estamos trabalhando no projeto com muita força de vontade para desenvolvermos da melhor forma”.
De acordo com a CEO, a Daga Tecnologia pretende expandir parcerias estratégicas, com órgãos governamentais e instituições de pesquisa, que possam potencializar o impacto das soluções no campo. “Também enxergamos 2025 como um ano de internacionalização, mirando mercados que compartilham desafios semelhantes aos enfrentados pelos pequenos produtores brasileiros. A meta é finalizarmos o ano com o controle de seções já em testes de campos e sendo cada vez mais reconhecido no Brasil e em outros países”.
A Daga Agrinavi continuará sua jornada em 2025 com o compromisso de democratizar a tecnologia para o pequeno produtor, consolidando-se como referência em soluções acessíveis de agricultura de precisão. “Nossos objetivos são claros: ampliar o alcance do kit de agricultura de precisão, investir em melhorias contínuas do produto e fortalecer a relação com os agricultores. Estamos confiantes de que, juntos, podemos transformar o setor agrícola, tornando-o mais eficiente, sustentável e conectado, sempre com o pequeno produtor no centro de nossas decisões. Seguimos determinados a inovar e crescer, mas sem perder a essência que nos trouxe até aqui: facilitar a vida no campo com tecnologia simples e acessível”, finaliza.
I.PRO GESTÃO E TREINAMENTOS Ltda
Fundada em 2016, a I.PRO Gestão e Treinamentos tem o propósito de ser uma plataforma estratégica que desenvolve, estrutura e organiza negócios rentáveis. Segundo a diretora operacional da I.PRO Gestão e Treinamentos Ltda Fabiane Ines Hoffmann e o diretor executivo Tiago Rockembach, a empresa atua como elo entre empresas, gestores e especialistas, conectando soluções em gestão, processos, financeiro, inovação e qualidade.
Fabiane relata que a jornada da empresa começou como uma startup incubada no Parque Tecnológico de Itaipu. “Em 2017, nos estabelecemos em Toledo. Desde então, consolidamos nosso posicionamento ao oferecer soluções inovadoras e práticas, sempre focando no ‘fazer junto’ e em gerar resultados consistentes”.
A empresa possui uma equipe multidisciplinar dedicada à transformação de negócios, promovendo crescimento sustentável e competitivo. “Pretendemos gerar resultados consistentes e promover crescimento sustentável para as empresas”, afirma Fabiane.
A diretora operacional explica que a empresa capacita líderes e equipes para enfrentarem desafios e se destacarem em seus mercados. “Queremos otimizar processos internos com metodologias modernas e ferramentas digitais. Além de fomentar a inovação e a adaptação às mudanças mercadológicas; também queremos conectar empresas e gestores em um ecossistema colaborativo, que impulsione a criação de valor e a eficiência”.
No programa Paraná Anjo Inovador, o produto aprovado é o Skillmapp. “Trata-se de uma solução tecnológica focada em gestão por competências, que mapeia gaps, cria planos de desenvolvimento personalizados e alinha as estratégias das empresas às habilidades necessárias para alcançar seus objetivos”, comenta Fabiane.
O Skillmapp nasceu de uma necessidade interna e evoluiu a partir de uma parceria acadêmica com a Universidade Paranaense (Unipar). “Atualmente, está alinhado à transformação da I.PRO em uma plataforma que digitaliza suas soluções, reforçando a crença de que pessoas são o maior ativo de qualquer negócio”, menciona a profissional.
Conforme a diretora operacional, o subsídio do Governo do Paraná permite acelerar o desenvolvimento do Skillmapp, garantindo que a tecnologia seja escalável e acessível às empresas de diferentes portes. “Os recursos são destinados à contratação de especialistas, aquisição de tecnologias avançadas e expansão da equipe. Isso assegura a qualidade, inovação e impacto social do projeto”.
Em 2025, a I.PRO Gestão e Treinamentos começa o ano focada na implementação do Skillmapp e na transformação da I.PRO em uma plataforma digital robusta. “O planejamento estratégico está voltado para consolidar essa nova fase, aproveitando os reconhecimentos e conquistas de 2024, que nos deram a base e a confiança para avançar”, salienta Fabiane.
Entre os prêmios e destaques mais relevantes, a empresas foi contemplada pelo programa Paraná Anjo Inovador, que permite impulsionar o desenvolvimento do Skillmapp. Além disso, conquistou o edital Smart Factory – Brasil Mais Produtivo, em parceria com o Senai, o que permitirá incorporar inteligência artificial à tecnologia da empresa, ampliando ainda mais o impacto e a eficiência.
“Fomos também reconhecidos como um Ambiente de Inovação do Paraná, reforçando nosso compromisso com a excelência em gestão e inovação no ecossistema regional. Esses reconhecimentos validam nossa visão estratégica e nos motivam a seguir liderando a transformação de negócios”, enfatiza a diretora operacional.
De maneira geral, Fabiane complementa que a participação no programa Paraná Anjo Inovador representa um marco na trajetória da empresa. “Este reconhecimento valida a nossa dedicação à inovação e ao impacto positivo que queremos gerar no ecossistema empresarial do Paraná. Agradecemos ao Governo do Paraná pelo apoio ao empreendedorismo e reafirmamos nosso compromisso em oferecer soluções que transformam negócios e promovem crescimento sustentável”.
BIOGENESIS CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTOS LTDA
A Biogenesis Centro de Pesquisa e Desenvolvimentos presta serviço na área de consultoria para empresas que produzem fertilizantes, quanto ao registro da empresa junto ao Ministério da Agricultura, como também o registro de produtos. A empresa promove ensaio em campo e laboratório para avaliar a eficiência agronômica dos produtos de fertilizantes.
O diretor de pesquisa da empresa BioGenenesis, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Jefferson Klein explica que a empresa está constituída desde o ano de 2016, no Parque Tecnológico – Biopark. “Os novos biofertilizantes são desenvolvidos com microrganismos e substâncias orgânicas, seguindo as novas normas da legislação do Brasil. A atual legislação entrou em vigor no dia 23 de dezembro do ano passado”.
A empresa pretende desenvolver os biofertilizantes e os bioinsumos, os quais vão auxiliar no desenvolvimento das plantas e no controle de pragas. “Os subsídios do Governo Estadual colaborarão para o desenvolvimento desses produtos”, comenta o profissional.
Ele explica que ensaios científicos serão promovidos no período. “Contrataremos empresas que fazem parte do Ministério da Agricultura, as quais serão responsáveis por efetivar os ensaios. O subsídio do Governo do Paraná acelera o desenvolvimento desse produto. A documentação foi finalizada em dezembro de 2024, conforme foi solicitado pela equipe de fomento. Neste mês, estamos em contato com as instituições de ensino e pesquisas que desejam dar suporte ao projeto”, afirma Jefferson.
O diretor de pesquisa da empresa BioGenenesis explica que a equipe pretende encerrar a parte burocrática até o próximo mês. “Na sequência, iniciaremos ao desenvolvimento do projeto. Os testes preliminares estão sendo conduzidos desde o ano passado e agora iremos acelerar o processo e esse é o nosso principal objetivo neste ano: finalizar a formulação desses novos bioinsumos e obter os resultados dos ensaios em campo e em laboratório dessas formulações dos produtos”
Ele acrescenta que a equipe deseja ter um produto estável e que tenha boa eficiência agronômica. “Com os resultados, o produto será disponibilizado às indústrias para a produção e para a comercialização”.
A Biogenesis Centro de Pesquisa e Desenvolvimentos é uma empresa nova, ligada ao agronegócio, uma área considerada importante em Toledo e na região Oeste. “A empresa tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos. Com isso, o apoio fornecido pelo Governo do Paraná para a concretização do desenvolvimento de novas tecnologias é fundamental. Sem esse recurso, uma empresa nova como é a Biogenesis, não teria condição ou o tempo de desenvolvimento destes produtos. Até eles chegarem ao mercado, demoraria um tempo maior, cerca de três a cinco anos”, finaliza o diretor de pesquisa da empresa.
PROSPECT B2B LTDA
A Prospect B2B é uma plataforma que acelera as vendas das empresas, utilizando inteligência artificial para identifica-las com maior probabilidade de se tornarem clientes, gerando conexões mais assertivas. Essa empresa também é uma das contempladas no Programa Anjo Inovador do Paraná.
Segundo a co-fundadora da Prospect B2B Elaine Sefrian Peinado, a plataforma será lançada em fevereiro deste ano. Contudo, a empresa atua nesta solução há dois anos. “Em 2025, o foco é lançar a plataforma no mercado e, com isso, gerar mais competitividade e crescimento para as empresas que utilizarão o software”.
No projeto do Paraná Anjo Inovador foi aprovado o desenvolvimento de novas funcionalidades para a Plataforma. Elaine explica que elas devem facilitar ainda mais a vida dos clientes. “Dentre elas está o desenvolvimento de aplicativo para celulares”.
A co-fundadora complementa que o subsídio do Estado do Paraná será imprescindível ao momento de lançamento da Plataforma. “Como contrapartida, a empresa buscará os primeiros clientes no Estado, garantindo assim competitividade para as empresas paranaenses, que poderão ter vendas mais assertivas para o Brasil inteiro, conforme a estratégia que elas definirem”.
A empresa começa 2025 com otimismo e metas traçadas. “Sempre entendendo que o nosso cliente é o centro do nosso negócio. As metas são o lançamento e trazer novos clientes para a plataforma, além do desenvolvimento das funcionalidades previstas no projeto”, destaca Elaine.
Ela comenta que a equipe acredita que projetos, como o Paraná Anjo Inovador, são importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador no Estado. “Estamos felizes em fazermos parte deste grupo com mais de dez empresas do Oeste Paranaense desse projeto”.
PIGMA BEM ESTAR ANIMAL LTDA
A Pigma Desenvolvimentos é uma empresa de engenharia, pesquisa e desenvolvimentos e atua no ramo desde o ano de 2020. Ela resolve problemas industriais e empresariais com tecnologia de ponta. Com uma equipe multidisciplinar, a empresa entrega o produto completo.
Segundo o CEO Marcelo Augusto Hickmann, a empresa desenvolverá um produto para melhorar a qualidade e a eficiência no processo produtivo de suínos. “O subsídio tem uma rubrica detalhada para ser executada apenas no projeto contemplado, mas envolve desde contratações terceiras, compra de materiais, equipamentos específicos, bolsa de estudos e produção de material gráfico, custos de documentações e certificações”.
Marcelo Augusto complementa que 2025 está se encaminhando para ser um ano muito bom. “Com demandas em diversos setores industriais e com parcerias sendo negociadas no momento que impulsionarão a Pigma”.
Ele complementa que para 2025, a meta é aumentar a equipe e as áreas de atuações, englobando novas tecnologias. “Neste ambiente de necessidade elevada de eficiência e de produtividade, a Pigma auxilia as empresas a entender e a aplicar como a tecnologia pode e vem para resolver problemas do dia a dia, até grandes questões que impactam diretamente os lucros no final do mês. Estamos muito empolgados com essa aprovação no programa do Estado e estruturados para fazer 2025 ser um ano marcante em nossa história”.