Sul apresenta alta de 3,23% nas vendas online, em maio ante abril, revela o índice MCC-ENET

Considerando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também expandiu: 6,64%

A região Sul do país cresceu em 3,23% nas vendas realizadas pela internet no mês de maio frente a abril. Considerando o mesmo período, o faturamento do setor também teve alta de 6,64%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Nas vendas por e-commerce, ao comparar com as demais regiões, considerando os mesmos meses (maio e abril), o Sul ficou na vice-liderança, atrás somente do Sudeste (5%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Nordeste (0,99%); Centro-Oeste (0,63%); e Norte (-6,25%).

“Após uma queda nos números do comércio eletrônico em abril, o mês de maio representa o retorno gradativo dos hábitos de consumo e das compras online, impulsionado especialmente pelo Dia das Mães”, afirma Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net.

Vendas online no Sul

Ao comparar as vendas realizadas na internet, entre maio deste ano com o mesmo período de 2021, houve crescimento de 4,61%. No acumulado no ano, segue em alta: 10,48%.

As demais regiões tiveram o seguinte desempenho no acumulado no ano: Norte (26,55%); Nordeste (16,66%); Centro-Oeste (13,35%); e Sudeste (5,30%).

Faturamento do Sul

Na métrica do faturamento, quando a comparação foi entre maio de 2022 com 2021, teve alta de 1,44%. No acumulado no ano, segue em expansão: 8,90%.

As demais regiões tiveram o seguinte desempenho, no acumulado no ano: Norte (9,84%); Nordeste (9,27%); Centro-Oeste (4,76%); e Sudeste (2,07%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust |Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Clique aqui e confira o estudo completo.

O que é o MCC-ENET — É o resultado de uma parceria formada entre a Neotrust | Movimento Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.

Insight Comunicação

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