Super Rugby Américas 2024 confirmado com a equipe brasileira do Cobras

Após o sucesso da primeira edição do Súper Rugby Américas em 2023, que ocorreu após três temporadas da Superliga Americana de Rugby, a Sudamérica Rugby confirma a realização de uma nova temporada do principal torneio do continente americano.

As sete franquias que participaram em 2023 estão confirmadas: o atual campeão Peñarol Rugby (Uruguai), Cobras Brasil XV (Brasil), Selknam (Chile), Yacare XV (Paraguai), a franquia dos Estados Unidos, American Raptors, e mais duas franquias da Argentina.

“Dias antes do início da Copa do Mundo de Rugby, que contará com muitos jogadores que se desenvolveram no alto desempenho em nossos torneios, é com enorme orgulho que anunciamos que o Super Rugby Américas continua seu processo de crescimento”, disse Sebastián Piñeyrúa, presidente da Sudamérica Rugby.

“O desenvolvimento abrangente dos jogadores ficou provado, pode ser feito em seus próprios países e a transição do rugby de clubes para franquias beneficia as seleções nacionais, como vimos com o Uruguai se classificando pela primeira vez como número um das Américas e a estreia do Chile em uma Copa do Mundo”, acrescentou Piñeyrúa.

Daniel Hourcade, Gerente de Alto Rendimento, disse: “O trabalho sólido e profissional que está sendo realizado em cada um dos países demonstrou que, inicialmente, a SLAR e agora o Súper Rugby Américas, são parte integrante do caminho para as seleções nacionais de milhares de jovens que sonham em ser Teros, Pumas, Tupis, Yacarés, Cóndores e Águias. Nos últimos anos, esse caminho, que requer um enorme trabalho e comprometimento de muitos setores e pessoas, pode muito bem ser realizado em seus próprios países.”

“O reflexo disso é que em 2023, por exemplo, a seleção argentina Sub-20 participou do U20 World Rugby Championship com 22 Pumitas que haviam jogado no torneio, enquanto cinco Teritos participaram do U20 World Rugby Trophy.”

O crescimento do rugby sul-americano de Alto Rendimento levou equipes como Namíbia ou a franquia campeã da Europa Black Lion (Geórgia) a escolherem viajar para se prepararem na região. Mais de 50% dos jogadores do Black Lion que participarão da Copa do Mundo de Rugby.

As datas e o formato serão informados oportunamente.

Victor Ramalho

SÃO PAULO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.