Teatro a Bordo chega a Foz do Iguaçu com sua Caixola Brincante

Com inspiração nos brincantes populares e no imaginário infantil, o grupo chega na cidade com apresentações e brincadeiras gratuitas em seu caminhão-palco, com apoio do Instituto CCR e da CCR Aeroportos.

Promover o ato de brincar e interagir com o outro como parte integrante da nossa cultura. Este é o mote do novo espetáculo do Grupo Teatro a Bordo, que estaciona nos próximos dias 11 e 12 de julho em Foz do Iguaçu, no Centro Escola Bairro Francisco Bubas, localizado no Jardim das Flores, com atividades culturais gratuitas do Projeto “Caixola Brincante”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o apoio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Aeroportos.

Não só arte, mas também sustentabilidade viajam na bagagem deste grupo, que utiliza energia solar como fonte sustentável para o abastecimento elétrico de seus equipamentos de som e luz, além do próprio palco ser um contêiner reciclado e adaptado. “Ao longo desses quinze anos de existência, sempre procuramos trazer para os espetáculos temas que dialogam com o público: a energia solar traz a mensagem de um mundo mais sustentável e este novo projeto vai mostrar um universo brincante presente em todos os cantos do país, que marcam a infância das nossas crianças de hoje e de ontem”, explica Douglas Zanovelli, idealizador e produtor do projeto.

O público será convidado a celebrar a cultura do brincar, participando ativamente dos cortejos pela cidade e atividades interativas, com muito movimento e dança, brincando de boi e de ciranda, adivinhando charadas e embarcando no espetáculo de teatro Caixola Brincante onde o jogo teatral será propulsor da socialização, promovendo a participação de todos os presentes. “Neste projeto, o público não será passivo e sim agente transformador daquele encontro, redescobrindo o outro, o seu próprio corpo e sua relação com o mundo. Queremos vivenciar na praça corações pulsantes e movimentos brincantes!”, complementa Talita Berthi, também idealizadora e coordenadora geral do projeto.

O Projeto Caixola Brincante é realizado pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com apoio da CCR Aeroportos e apoio local da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural Foz do Iguaçu e da Secretaria Municipal da Educação.

Fotos: Danielle Rosa

Confira a programação:

FOZ DO IGUAÇU/PR

LOCAL: CENTRO ESCOLA BAIRRO FRANCISCO BUBAS – RUA AMOR PERFEITO, S/N – JARDIM DAS FLORES

Atividades Gratuitas

DIA 11 DE JULHO – TERÇA-FEIRA 

13h30 às 15h00: Oficina de Criação de Bonecos

17h30 às 16h30: Cortejo de Chegança dos Artistas pelo Bairro

DIA 12 DE JULHO – QUARTA-FEIRA

15h00 às 15h30 – ATIVIDADES INTERATIVAS “AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS” 

15h30 às 16h30 – TEATRO “CAIXOLA BRINCANTE” 

16h30 às 17h30: ATIVIDADES INTERATIVAS “BRINCAR EM TODO LUGAR” 

Mais informações nas redes sociais do Grupo Teatro a Bordo: @teatroabordo

Fotos: Danielle Rosa

SINOPSES:

CORTEJO DE CHEGANÇA 

Duração de 60min. Para todas as idades.

Assim como faz o circo, no dia anterior ao espetáculo, os artistas farão cortejos pelas ruas e praças da cidade divulgando o projeto e convidando o público para as apresentações, em abordagens interativas e brincantes, utilizando bonecos e muita música! Artistas locais serão convidados a integrar o cortejo e brincar com o público. Com Artistas Locais e Grupo Teatro a Bordo.

OFICINA DE CRIAÇÃO DE BONECOS “FITA, PAPEL E BONECOS”

Duração de 1h30min. Para crianças a partir de 6 anos de idade.

Alguns montes de jornal velho, um pouco de cola e vários metros de fita crepe. Essa é a nossa receita para dar vida a novos seres do nosso imaginário, do rascunho ao figurino, passo a passo, do lixo ao lúdico. Com Daniel Meirelles, do Bando Pero No Mucho.

AQUECIMENTO DAS CAIXOLAS

Atividade Interativa. Duração de 30min. Para todas as idades.

O público será convidado a aquecer suas “caixolas” com movimentos corporais e sonoros, jogos de pergunta e resposta e muita diversão. Com o Grupo Teatro a Bordo.

Fotos: Danielle Rosa

BRINCAR EM TODO LUGAR

Atividade interativa. Duração de 60min. Para todas as idades.

O público será convidado a brincar e interagir com elementos brincantes da cultura popular brasileira, incentivando o movimento e o convívio social. O movimento é a primeira forma que o ser humano se expressa com o mundo e, na criança, esse movimento é vivenciado e comunicado a partir do brincar. Brincar é urgente e necessário, para todas as idades! Brincar é vida, é a vitalidade que equilibra o mundo! Com a coordenação de Fernanda Iannuzzi, do Quintal Tangará, e participação do Grupo Teatro a Bordo.

CAIXOLA BRINCANTE

Espetáculo teatral. Duração de 60min. Para todas as idades.

Caixola Brincante é um espetáculo que transporta o público ao universo das brincadeiras e manifestações populares, com um enredo que se desenvolve a partir de uma trupe de artistas que resolve deixar fluir a sua criança interior. Utilizando bonecos, alegorias, músicas, danças e interação com o público, fazem um passeio de volta à infância, mergulhando nas suas lembranças, resgatando a alegria das brincadeiras e toda a magia e riqueza das tradições populares. Texto de Cida Cunha e Edivaldo Costa, Direção de Luiz Mário Vicente. Com Cida Cunha, Dani Rosa, Daniel Meirelles, Diego Andrade e Leo Porto. Realização Grupo Teatro a Bordo.

Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado.

Da Assessoria RODRIGO DE MORAES BATISTA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.