Grupo Teatro Escola Unioeste faz apresentações em agosto
O teatro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Toledo, será palco de apresentações nos dias 3 e 4 de agosto. O grupo Teatro Escola Unioeste (TEU) entrará em cena para levar arte, diversão e encanto ao público.
Os espetáculos contemplam peças curtas. As apresentações acontecem nos horários das 19h e das 20h30. Todas as peças são para alunos a partir do 8ª ano, universitários e professores.
Uma das apresentações traz, de maneira adaptada, o poema de Bertolt Brecht, ‘A Dificuldade de Governar’ é um espetáculo dinâmico, que além de contar a história do poema, fala de seu autor e de sua importância para o teatro contemporâneo. Conforme o TEU, dessa forma, o espectador que tem pouco contato com o teatro épico ou didático de Brecht, poderá entendê-lo melhor vendo a peça. Mas não é apenas isso. Os atores, a todo momento, tornam o poema (por vezes ácido e agressivo) numa peça divertida, tecendo comentários, fazendo observações e explicando de forma irônica, e até sarcástica, como a injustiça e a ignorância são coisas difíceis de serem superadas.
A DIFICULDADE DE GOVERNAR
No dia 3 de agosto, o espetáculo ‘A Dificuldade de Governar’ será apresentado por Amanda Milke (Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho), Débora Fátima Gregorini, Guilherme Willian Carvalho de Lima, Victor Hugo Justus Renner. Já na data de 4 de agosto ficará a cargo de Guilherme Willian Carvalho de Lima, Jhonattan Emanuel Tomasi da Silva, Pyettro Tomasi da Silva, Reg Filisberto. A direção é de Everton Diego Teles e a técnica é de Reg Filisberto e Amanda Milke (Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho).
LOUVOR DO ESQUECIMENTO
O poema ‘Louvor do Esquecimento’, também adaptado da obra poética de Bertolt Brecht, mostrará, de forma dinâmica, o quanto o esquecimento é necessário para a vida humana e imprescindível para um estado criativo. A peça visa mostrar que preservar incisivamente o passado pode dificultar as possibilidades do futuro. De acordo com o TEU, nesse caso, Brecht entende que existe a necessidade da história, mas aponta que esta também pode contaminar.
A apresentação do ‘Louvor do Esquecimento’ será com Sammy Arienti, Arthemis/ARTH (Leticia Lesser), Ray e Elliott Mekk. A direção ficará por conta de Everton Diego Teles e a técnica por Amanda Milke (Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho).
AS PESSOAS DA SALA DE JANTAR
A peça do dramaturgo ator e diretor de teatro, Ivan Lovison, ‘As pessoas da sala de Jantar’ irá tratar sobre a influência do existencialismo é resgatada e abordada de forma cênica. As personagens, Pura, Honesto e Lúcida, se encontram na casa de uma desconhecida para jantar. Sem nunca terem visto uns aos outros, revelam suas verdadeiras faces durante o desenvolvimento do jantar. A questão que fica é: a existência precede a essência?
Na apresentação do dia 3 de agosto quem subirá ao palco será os integrantes do Grupo: Guilherme Willian Carvalho de Lima, Reg Filisberto, Rachel de Tolledo e Victor Hugo Justus Renner; já no dia 4: Amanda Milke (Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho), Guilherme Willian Carvalho de Lima, Reg Filisberto e Maria Fernanda Matias. A técnica e direção são a cargo de Everton Diego Teles e o texto de Ivan Lovison.
TEATRO ESCOLA UNIOESTE
Criado em 2023, o projeto de extensão “Teatro Escola Unioeste (TEU) visa estabelecer uma relação entre teatro e educação que caminhe lado a lado com a investigação cênica que esmiúça, reelabora e leva para o palco problemas e questões da vida em sociedade.
A iniciativa partiu do ator e doutorando em Filosofia da instituição, Everton Diego Teles, e com o incentivo e coordenação da professora Dr.ª Ester Maria Dreher Heuser, do curso de Filosofia da Unioeste, o TEU estreou com o espetáculo ‘Maria Farrar’ durante o encerramento do XXVI Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste, em 10 de novembro de 2023. No mesmo mês, a peça foi reapresentada no I Circuito de Teatro da Unioeste. Em 2024, a peça participou do encerramento do Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) e 3º Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) na cidade de Foz do Iguaçu.
‘Maria Farrar’ aborda o delicado tema do aborto na adolescência. Com apenas sete atores, uma cadeira, e alguns retalhos brancos, o espetáculo conta a história de uma adolescente que gerou, pariu e matou seu próprio filho. Após a morte da criança, Maria é acusada de assassinato, levada ao tribunal e condenada à prisão.
O TEU busca mostrar algumas mazelas humanas e sociais, apontando para uma significação política e para um pensamento crítico e investigativo. Busca-se contribuir, por meio de técnicas e textos clássicos do teatro, com a formação de atores e espectadores, abordando questões importantes para sociedades democráticas. Seguindo a ideia de Bertolt Brecht de que o palco é um possível espaço para análise e crítica social, o TEU prevê estimular no público uma atitude de crítica e vigilância, raciocínio e a análise dos problemas sociais.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações do TEU