Tênis de Mesa: modalidade se destaca no cenário mundial e busca a consolidação em Toledo

Estimated reading time: 5 minutos

O mesatenista brasileiro Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa, no último domingo (20), em Macau, na China. Ele é o primeiro atleta não asiático ou europeu a conquistar o título. Na final, o carioca de 28 anos derrotou o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial, por 4 sets a 1. No caminho, superou o chinês número 2 do mundo, Wang Chuqin e o japonês número 3, Tomokazu Harimoto.

A conquista de Calderano inspira muitos jovens atletas que se dedicam ao esporte e sonham com uma carreira brilhante. Para o esporte, a vitória de Calderano dá mais visibilidade a modalidade e incentiva ainda mais os atletas.

“Foi um fato inédito assim como aconteceu com o tênis de quadra na época que o Guga brilhou daquela forma ganhando aqueles Roland Garros seguidos. Ele virou um ícone para o esporte fora do futebol. Então, essa vitória vai ser muito importante a partir de agora para um melhor desenvolvimento da modalidade, a nível de trabalho, de investimento e assim por diante”, comenta o vice presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná, Emerson Aparecido Jeronimo.

Ele recorda que no período das Olimpíadas de Paris, quando Calderano estava na ‘briga’ por uma medalha muitas pessoas passaram a se interessar pela modalidade. “Pessoas do estado todo mandavam mensagem para mim perguntando onde poderiam treinar tênis de mesa. Aumentou muito a procura e o esporte foi uma das modalidades mais acompanhadas durante as Olimpíadas de Paris. É um impacto muito grande, porque aumenta a visibilidade e traz mais facilidades para trabalhar”.

DESTAQUES – Com 25 anos de experiência no tênis de mesa em Toledo, Jeronimo reúne vários títulos com suas equipes em disputas como Jogos Abertos, Jogos da Juventude, Campeonato Brasileiro, além de campeonatos internacionais.

“Já colocamos muitos atletas na seleção brasileira e temos um trabalho de rendimento e o trabalho social. O nosso trabalho de rendimento é um trabalho que é referência não só no Estado, mas no país. Nós temos um dos melhores trabalhos do Brasil aqui em Toledo quando se fala em tênis de mesa. Nós temos vários atletas que estão se destacando na modalidade”, complementa.

DESAFIOS – O vice-presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná, Emerson Aparecido Jeronimo, pontua que a modalidade tem crescido nos últimos anos com vários atletas que se destacam em diversos campeonatos, até mesmo no cenário internacional. Ele enfatiza que é uma das modalidades mais praticadas no Brasil com grande evolução no cenário estadual e nacional.

“Nos últimos dois anos aumentamos em 100% a quantidade de praticante de tênis de mesa aqui no nosso estado, contando só com os praticantes federados. Nós tínhamos na etapa dos campeonatos estaduais de 300 a 400 pessoas. Hoje já chega a 700 participantes nas etapas do Campeonato Estadual. Então, o nosso desafio é organizar isso de uma forma possamos dar sequência no desenvolvimento técnico da modalidade. Não só no desenvolvimento quantitativo, mas qualitativo também”.

Em Toledo, Jerônimo complementa que a busca pelo esporte também tem uma procura muito expressiva, contudo há uma carência de espaço adequado. “Muitas pessoas vêm nos procurar e, infelizmente, não conseguimos atender todos em função da falta de espaço para poder atender a modalidade com excelência e com maior efetividade aqui no nosso município. Porém, já existe um trabalho que estamos desenvolvendo junto com o deputado federal Dilceu Sperafico e com o prefeito Mario Costenaro para desenvolver um espaço maior para atendermos todos que estão procurando a modalidade de tênis de mesa, seja para o lazer, seja para saúde, ou para o rendimento”.

SONHO – Com muitos projetos em andamento, o vice presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná conta que os planos são colocar o máximo de atletas possível nas seleções estaduais para poder representar a Federação no campeonato brasileiro.

“No Paraná, principalmente nas categorias de base, nós somos a Federação que mais tem atletas campeões brasileiros por equipes, duplas e até mesmo individuais. O Paraná no cenário nacional está muito bem, mas o nosso sonho é conseguir mais feitos importantes como o que conseguimos recentemente, o título importante que o atleta Gustavo Avelar trouxe para o nosso estado e para a nossa cidade. No mês de março, ele trouxe quatro medalhas inéditas nos Jogos Sul-Americanos, isso é muito importante para a nossa Federação, para a modalidade. Isso é reflexo do trabalho que vem sendo realizado”, conclui Jeronimo.

Com informações da Agência Brasil

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.