Tênis de mesa: sorteio põe Giulia Takahashi de frente com nº 1 e abre caminho para Calderano
O sorteio das chaves do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos Paris 2024 indicou caminhos distintos para os atletas brasileiros. Se Hugo Calderano teve sorte e viu alguns de seus principais adversários irem para o outro lado da chave, Giulia Takahashi terá pela frente já na estreia a número 1 do mundo no feminino. Nada que assuste a jovem atleta de 19 anos.
O sorteio dos cinco eventos (individual e equipes no masculino e no feminino, além das duplas mistas) foi realizado nesta quarta-feira. Giulia, número 90 do mundo, estreia diante da favorita ao ouro, a chinesa Sun Yingsha, líder do ranking mundial.
“Eu sabia que seria alguém difícil para jogar, mas não estava esperando a número 1 do mundo. Nas Olimpíadas todo mundo é difícil. Por um lado é bem bom porque vou jogar com zero pressão, que está totalmente do lado dela. Não vou entrar nervosa, vou seguir o que eu sei fazer e fiz minha vida toda. Estou feliz por essa oportunidade de estar jogando contra ela. Vamos com tudo”, disse Giulia.
Giulia Takahashi vai enfrentar a chinesa Sun Yingsha, líder do ranking mundial. Foto: Gaspar Nóbrega/COB
Bruna Takahashi, irmã mais velha de Giulia número 20 do mundo, tem pela frente a nigeriana Offiong Edem, número 112 do ranking. Se avançar, encara na sequência a americana Lily Zhang, número 29 do mundo. A equipe feminina pega a Coreia do Sul nas oitavas.
Calderano só pegaria chinês na semifinal
Hoje 6º do mundo e cabeça de chave número 4 dos Jogos, Hugo Calderano deu sorte e viu alguns de seus principais adversários ficarem do outro lado da chave, incluindo o alemão Dmitrij Ovtcharov, algoz em Tóquio 2020.
Calderano estreará contra o cubano Andry Pereira, a quem superou por 4-0 na final dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Se vencer encara quem levar a melhor no confronto entre o espanhol Alvaro Robles e o austríaco Daniel Habesohn. Um eventual confronto com o chinês Wang Chuqin, líder do ranking mundial, só aconteceria na fase semifinal.
Outro brasileiro a competir em simples no masculino, Ivtor Ishiy, número 85 do mundo, estreia contra o australiano Nicholas Lum, número 38 da lista. Na equipe masculina, o primeiro confronto será contra Portugal.
Confira os confrontos de estreia do Brasil em Paris 2024:
Simples masculino
• Primeira rodada: Hugo Calderano (Brasil) x Andy Pereira (Cuba)
• Primeira rodada: Vitor Ishiy (Brasil) x Nicholas Lum (Austrália)
Simples feminino
• Primeira rodada: Giulia Takahashi (Brasil) x Sun Yingsha (China)
• Primeira rodada: Bruna Takahashi (Brasil) x Offiong Edem (Nigéria)
Duplas mistas
• Oitavas de final: Bruna Takahashi/Vitor Ishiy x Maria Xiao/Alvaro Robles (Espanha)
Equipe masculina
• Oitavas de final: Brasil x Portugal
Equipe feminina
• Oitavas de final: Brasil x Coreia do Sul