Textor divulga vídeo e acusa Rafael Traci de manipular lance em vitória do Palmeiras
John Textor usou as redes sociais na noite desta quarta (05) para acusar o árbitro Rafael Traci de manipular as imagens do VAR de modo a interferir na decisão do árbitro Bráulio Machado, que apitava o duelo entre Botafogo e Palmeiras, pelo Brasileirão de 2023.
Em uma vídeo de 4 minutos e 19 segundos, o empresário americano aponta detalhes da expulsão do zagueiro Adryelson, quando o Botafogo vencia por 3 a 1. Segundo o vídeo, Traci deliberadamente pausa as imagens para induzir Machado a interpretar que Breno Lopes, do Palmeiras, estava em situação de DOGSO, sigla para apontar chance clara e manifesta de gol.
A decisão inicial do árbitro foi de apresentar o cartão amarelo para o zagueiro alvinegro, mas com a chamada ao VAR, Bráulio expulsou o atleta. De acordo com Textor, essa chamada foi determinante para o Palmeiras virar a partida, vencer por 4 a 3 e reduzir a diferença na tabela. Posteriormente, o time paulista acabou ultrapassando o carioca e vencendo o campeonato.
Na visão do dono do Botafogo SAF, fica claro que Breno Lopes não tinha a direção do gol nem o controle da bola, pontos que excluiriam a hipótese de DOGSO.
— Traci instrui o operador de replay a parar o vídeo em uma “imagem congelada”… para dar a FALSA impressão de que a bola está perfeitamente dominada no pé do jogador do Palmeiras. TRACI manipula o replay do vídeo para que MACHADO veja uma imagem da perfeita posse e controle de bola que, na verdade, NUNCA existiu – diz a legenda.
O vídeo faz mais uma acusação contra Rafael Traci, afirmando que o profissional decidiu não mostrar um ângulo que permitiria visualizar que Adryelson tocou na bola antes de Breno Lopes.
— Havia um ângulo de câmera melhor para mostrar? (…) Porque este é o ângulo da câmera que o árbitro de VAR TRACI não permitiu que o árbitro de campo visse (…) Resta uma pergunta ao Sr. Traci: Por que a apresentação do vídeo foi manipulada para dar a falsa impressão de posse e controle; e porque a o melhor ângulo não foi compartilhado com o árbitro de campo? — diz outro trecho.
Trecho do vídeo divulgado por John Textor (Foto: Reprodução / Instagram John Textor)
A postagem acontece horas depois da participação de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas no Senado. Durante a sabatina, a dirigente alviverde defendeu que John Textor seja banido do futebol caso não se comprovassem as acusações de manipulação de resultados apontadas pelo empresário.